Valores a Receber: cinco dicas para não cair em golpes

Valores a Receber: cinco dicas para não cair em golpes
(Créditos: Tânia Rêgo / Agência Brasil)

Desde a última terça-feira (07), os saques do Valores a Receber, sistema do Banco Central,  que mostra o dinheiro “esquecido” pelos clientes em instituições financeiras,  já estão disponíveis. O banco estima que cerca de 38 milhões de pessoas físicas, e 2 milhões de pessoas jurídicas, possuem cerca de R$ 6 bilhões a receber.

Os valores serão liberados via Pix, logo, é preciso fornecer uma chave para receber o dinheiro. Caso não possua uma, é preciso criar uma chave, ou entrar em contato com a instituição financeira para combinar a forma de recebimento. O banco devolverá o valor, via PIX em até 12 dias úteis após a solicitação.

Tu viu?

Família de Lupicínio Rodrigues pede inclusão do cantor em indicação ao Oscar de 1945
Homem e adolescente são detidos por pichação na pista de skate da Orla do Guaíba

Para não cair em golpes digitais e correr o risco de perder o dinheiro, e ter seus dados bancários roubados, o diretor do Departamento de Atendimento Institucional do Banco Central, Carlos Eduardo Gomes, alerta para uma série de cuidados. Em entrevista à Rádio Gaúcha, ele deu cinco dicas para se proteger dos ladrões digitais.

Na página Valores a Receber, é possível conferir manuais e até vídeos com passo a passo de como consultar e resgatar o dinheiro.

5 dicas para evitar golpes envolvendo Valores a Receber

1 – Acesse o sistema apenas pelo site oficial

Só existe um site:  valoresareceber.bcb.gov.br. Acesse diretamente por ele.

 2 – O serviço é gratuito

Não é preciso pagar para consultar se há valores, tampouco para receber o recurso.

3 – O Banco Central não envia links, nem entra em contato

Nenhuma instituição vai te ligar, ou te procurar nas redes sociais, ou no WhatsApp, pra dizer que tu tem algum valor pra receber. Se te procurarem com esse conto, desconfie.

 5 – Jamais forneça sua senha do banco em uma ligação telefônica

Nenhum banco vai te ligar e pedir sua senha. Por mais crível que a pessoa do outro lado da linha possa parecer, se ela pedir sua senha, desconfie de golpe e jamais forneça!

6 – Não clique em links suspeitos 

Não clique em links enviados por email, SMS, Whatsapp ou Telegram, que sinalizam atalhos para fazer o resgate ou a consulta . Lembre-se! Só existe um site oficial: valoresareceber.bcb.gov.br.

Como fazer a consulta no Valores a Receber

– Entre no site Valores a Receber

– Digite o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica)

– Digite a data de nascimento

Foto: Reprodução/Banco Central