Banco Central reabre consulta ao Sistema de Valores a Receber

Foto: José Cruz/Agência Brasil

Esquecer dinheiro no banco pode ser um ato não muito comum, mas é aquele ditado “não é sempre, mas acontece”. Para isso, o Banco Central reabriu a consulta ao Sistema de Valores a Receber (SVR) – uma ferramenta que mostra o dinheiro “esquecido” pelos clientes em instituições financeiras. O banco estima que cerca de 38 milhões de pessoas físicas e 2 milhões de pessoas jurídicas possuem cerca de R$ 6 bilhões a receber. Os saques estarão liberados a partir de 7 de março.

Tu viu?

Entidades do setor vitivinícola anunciam medidas para evitar novos casos de trabalho análogo à escravidão
1,8 tonelada: PRF faz a maior apreensão de cocaína da sua história

A consulta aos valores esquecidos estava suspensa desde abril de 2022, assim como os saques. Dentre as novidades da retomada do programa, será permitido, o saque dos recursos por herdeiros e representantes legais de pessoas que já morreram.

Como fazer a consulta

– Entre no site Valores a Receber

– Digite o CPF (pessoa física) ou CNPJ (pessoa jurídica)

– Digite a data de nascimento

Foto: Reprodução/Banco Central

Novidades

– Inclusão de todos os tipos de valores previstos na norma do SVR, ampliando a possibilidade e o montante a receber.

– Compartilhamento e impressão das telas e protocolos de solicitação do SVR, inclusive pelo WhatsApp, facilitando o acesso e guarda das informações do sistema.

– Sala de espera virtual para manter o SVR aberto por prazo indeterminado, com acesso sem agendamento.

– Consulta a valores de pessoa falecida, com acesso para herdeiro, testamentário, inventariante ou representante legal, informando os dados de contato da instituição responsável pelo valor e a faixa de valor.

– Mais transparência para quem tem conta conjunta. Se um dos titulares solicitar o valor via SVR, o outro, ao entrar no sistema, conseguirá ver as informações da solicitação: valor, data e CPF de quem solicitou.