Foto: Morgana Oliveira/CSA
O Inter conheceu nesta quarta-feira (29) o seu próximo adversário na Copa do Brasil: o CSA. Eliminada no estadual e na Copa do Nordeste, a equipe alagoana não chega em sua melhor forma para enfrentar o Colorado na terceira fase do torneio. Vem com a gente saber um pouco mais sobre como chega o CSA para o confronto.
Tu Viu?
Inter tenta contratação milionária de promessa do San Lorenzo
Jogos do Inter na Libertadores não serão transmitidos na TV aberta; veja como acompanhar
Últimas temporadas
O torcedor colorado talvez se recorde da última vez em que o CSA esteve presente na elite do futebol brasileiro. Em 2018, o Azulão conseguiu a classificação para a Série A na campanha do vice-campeonato da Série B, atrás apenas do Fortaleza. Na primeira divisão, chegou a fazer boas partidas, mas acabou na 18ª colocação e voltou para a segundona.
Nos anos seguintes, o retorno para a Série A escapou por questão de detalhes: por três pontos em 2020 e por dois em 2021, ficando na quinta colocação nas duas ocasiões. Após bater na trave duas vezes para subir de fase, o destino foi cruel com a torcida azulina em 2022.
Em uma temporada marcada por crises políticas e financeiras, a equipe acabou rebaixada na última rodada ao ser derrotada para o Cruzeiro em jogo que terminou em 3 a 2 (a vitória garantia a permanência na Série B). Desta forma, a equipe disputará a Série C novamente, algo que não acontecia desde 2017.
Destaques da equipe
Apesar da fase ruim, algumas peças ainda conseguem ter um bom aproveitamento no atual elenco do CSA. Enquanto o ataque tem se mostrado ineficiente, os melhores jogadores da equipe estão na defesa.
Velho conhecido da torcida do Juventude, o zagueiro Rafael Forster se destaca no comando da defesa azulina. Outro fator que traz esperanças à torcida são os goleiros: Dalberson e Paulo Ricardo. O primeiro é titular absoluto após a saída de Carné ao final de 2022, mas o reserva Paulo brilhou nas poucas oportunidades que teve com a camisa do CSA.
Fase recente
A situação do CSA é muito delicada. No Campeonato Alagoano, a equipe foi eliminada pela primeira vez na fase de grupos desde 2014. A situação se repetiu na Copa do Nordeste, quando o time também não conseguiu passar da primeira fase. Na Copa Alagoas, uma das últimas oportunidades da equipe se classificar para a Copa do Brasil de 2024, caiu para o ASA após empate em 1 a 1 na semifinal.
A Copa do Brasil é uma das últimas esperanças da torcida, que teme pelo desempenho da equipe na Série C. Nas fases anteriores, passou pelo Tuntum e pelo Brusque em duas vitórias de 1 a 0.
Retrospecto
Inter e CSA cruzaram seus caminhos apenas em quatro ocasiões em todo esse tempo. As duas primeiras partidas foram válidas pela Copa do Brasil de 89, com um empate e uma vitória colorada. No Brasileirão de 2019, o Inter saiu vitorioso no Beira-Rio, enquanto quem ganhou a partida no Rei Pelé foi o CSA.