Polícia Federal encontra mais de 200 kg de cocaína em casco de navio no porto de Rio Grande

Carga de cocaína foi encontrada na “caixa de mar”, no casco de navio atracado no Terminal Portuário de Rio Grande
Divulgação/PF

Uma carga de cocaína que teria como destino a Europa foi apreendida no Porto de Rio Grande, na Região Sul do RS, nesta quarta-feira (29). Com apoio da Marinha do Brasil, a Polícia Federal encontrou 206 kg de cocaína que estavam depositados na “caixa de mar” , no casco de navio atracado no Terminal Portuário.

Tu viu?

Jair Bolsonaro chega ao Brasil após passar três meses nos Estados Unidos

Anvisa suspende produção e venda de produtos da marca Fugini

Conforme a Polícia Federal, a droga estava distribuída em cinco bolsas que foram embaladas com material impermeável. O capitão do navio e outros tripulantes foram conduzidos até a delegacia de Rio Grande para prestar esclarecimentos. Segundo a PF, o navio tinha a Europa como destino final.

A caixa de mar de um navio é uma abertura no casco, utilizada para liberar a entrada de água na embarcação. O orifício serve para arrefecimento de motores e demais sistemas de um navio. A maioria das caixas de mar são protegidas por grades removíveis. Pela dificuldade de acesso, o carregamento da droga foi retirado por mergulhadores da Marinha.

Polícia Federal desarticula organização criminosa investigada pelo envio de 17 toneladas de cocaína para a Europa

Nesta quinta-feira (30), foi deflagrada a Operação Hinterland nos portos de Rio Grande (RS) e Itajaí (SC). A ação liderada pela Polícia Federal e Receita Federal é voltada à repressão ao tráfico internacional de drogas da América do Sul para a Europa, promovido por organização criminosa estruturada em duas grandes empresas de logística marítima. As autoridades brasileiras contaram com apoio da Europol (Agência da União Europeia para Cooperação Policial), da SENAD/PY (Secretaria Nacional Antidrogas) e da Fiscalía, do Paraguai, 

Na ação, foram cumpridos 17 mandados de prisão preventiva e 37 mandados de busca e apreensão no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Amazonas e Rondônia, e em Assunção, no Paraguai. Com as medidas executadas, a descapitalização da organização criminosa poderá chegar a 3,85 bilhões de reais, valor estimado das transações ilícitas identificadas durante o período da investigação.

A Operação Hinterland teve início em março de 2021, a partir de informações recebidas pela Polícia Federal de que 316 quilos de cocaína haviam sido apreendidos na cidade de Hamburgo, na Alemanha, em dezembro de 2020, a partir do Porto de Rio Grande.