Mais de 3,5 toneladas de alimentos impróprios pra consumo são apreendidos no Noroeste do RS

Mais de 3,5 toneladas de alimentos impróprios pra consumo são apreendidos no Noroeste do RS
(Créditos: Ministério Público / Divulgação)

Mais de 3,5 toneladas de alimentos impróprios para consumo foram apreendidos em operações de fiscalização do Ministério Público nesta semana, no Noroeste do RS. Na terça-feira (14) um abatedouro na cidade de Cândido Godói foi interditado, e outros dois mercados autuados por irregularidades. Ao todo, no município, a fiscalização do MP com outros órgãos do Programa Segurança Alimentar RS, apreendeu três toneladas de alimentos impróprios para consumo.

Tu viu?

RS abre concurso com 1,5 mil vagas para professores
Justiça determina interdição de unidade da FASE e remoção de servidores suspeitos de violações contra internas

na quarta-feira (15), mais 522,9 quilos de produtos comestíveis, com prazo de validade vencido e sem procedência, foram apreendidos em Sete de Setembro. Na cidade, três estabelecimentos receberam autuações. Um deles, que funcionava como restaurante e padaria, foi interditado. 

Os nomes dos estabelecimentos autuados não são divulgados pelos órgãos de fiscalização.

É impróprio para consumo qualquer alimento que possa trazer prejuízo à saúde dos consumidores, considerando integridade física e moral. A fiscalização leva em conta aspectos como a data de validade, conservação, clareza das informações apresentadas na embalagem, entre outros. (Fonte: MPRS)

Cândido Godói

A fiscalização concluiu que o abatedouro interditado, em Cândido Godói, tinha condições precárias de higiene, tanto no processamento, quanto no armazenamento, e no transporte da carne. Além disso, de acordo com o Ministério Público, os veículos que faziam esses deslocamentos, não possuíam refrigeração.

O local também recebeu autuações por irregularidades ambientais e maus-tratos aos animais. As equipes constaram que, enquanto esperavam o abate, os animais não tinham sequer água para beber. Já para o abatimento, em si, era utilizada marreta com pino de ferro, prática proibida há mais de 20 anos.

Mais de 3,5 toneladas de alimentos impróprios pra consumo são apreendidos no Noroeste do RS
(Fonte: Ministério Público/ Divulgação)

De acordo com o MP, o dono do abatedouro é proprietário de um mercado, onde a banha e a carne não apresentavam etiqueta de identificação, carimbos e lacres, obrigatórios . O mercado também vendia produtos com prazo de validade vencido, sem procedência, e com rótulos sobrepostos.  

Sete de setembro

No município de Sete de Setembro, de acordo com o MP, três estabelecimentos receberam autuações. Um deles, que funcionava como restaurante e padaria, foi interditado. As equipes de fiscalização encontraram alimentos com a data de validade vencida, ou recortada da embalagem, sem procedência, e armazenados de forma inadequada. Além disso, gatos frequentavam o ambiente de preparação de alimentos. A força-tarefa recolheu, ainda, álcool com venda proibida em mercados, e veneno de rato. Assim como produtos sem inspeção, como cachaça, ovos coloniais e banha.

Mais de 3,5 toneladas de alimentos impróprios pra consumo são apreendidos no Noroeste do RS
(Fonte: Ministério Público/ Divulgação)

Alimentos apreendidos

Segundo o MP, não há possibilidade de reaproveitar esses alimentos, que serão totalmente descartados. Somente em casos isolados, quando há uma grande apreensão de carnes, e o município conta com canil ou zoológico, esse produto pode ser doado para alguma dessas instituições.