Enem 2023: inscrições acontecem em junho

Foto: Reprodução/Guia do Estudante

Os estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 não veem a hora das inscrições começarem. Entretanto esse pessoal vai ter que esperar mais uns dias, devido a uma mudança no calendário original do Exame, que alterou a data de inscrição para o período de 5 a 16 de junho.

A mudança no cronograma original, por parte do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), foi anunciada ontem (15). Antes, a primeira etapa do Enem estava marcada para o mês de maio.

Tu viu?

Aposta de Canguçu ganha mais de R$ 780 mil na Lotofácil
Justiça determina interdição de unidade da FASE e remoção de servidores suspeitos de violações contra internas

Conforme o Inep, a mudança tem uma razão logística: evitar que as inscrições aconteçam no mesmo período que as do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), previstas de 22 de maio a 02 de junho.

Apesar da alteração, as datas de aplicação do Enem estão mantidas para 5 e 12 de novembro. Seguida pela divulgação do gabarito em 24 de novembro e resultados em 16 de janeiro de 2024.

Diferentemente das últimas edições, o Enem 2023 não contará com a prova em formato digital. A decisão foi anunciada neste mês e foi motivada pelo alto custo de aplicação e o baixo interesse por parte dos candidatos