Comunidade Nin-Jitsu e Vera Loca lançam versão de “Borracho y Loco”

Comunidade Nin-Jitsu e Vera Loca lançaram versão pancadão de clássico do rock, nesta sexta-feira (10)
Divulgação/Instagram

As bandas Comunidade Nin-jitsu e Vera Loca lançaram, na última sexta-feira (10), um novo single que mistura ritmos e dá um novo toque para o clássico. A música “Borracho y Loco”, famosa pela versão rock, agora ganha nova roupagem e invade o baile com o pancadão.

Tu viu?

Com Dog Marley e Zeca Padoguinho, calendário transforma pets de ONG em músicos famosos

Escola de Porto Alegre é a única brasileira em concurso mundial de robótica

A faixa foi produzida por Fredi Endres, da Comunidade, e tem a grande presença de Mano Changes nos vocais, compartilhando a canção com Fabrício Beck, da Vera. A música traz a batida clássica do funk com a letra que está na ponta da língua de todos os gaúchos. O novo single dessa parceria está disponível no Spotify.

Ideia de gravar a parceria surgiu em Santa Maria

A ideia de gravar o Borracho y Loco surgiu em um show da Comunidade Nin-Jitsu em Santa Maria. Fabrício estava se apresentando na mesma cidade com seu projeto solo, resolveu visitar o camarim dos amigos e recebeu o convite para subir ao palco com a banda. O vocalista da Vera Loca lembra que Fredi Endres, da Comunidade, foi quem sugeriu tocar uma versão “pancadão” do clássico.

Sem ensaio e sem nada combinado, Fredi criou a batida na hora para acompanhar os vocais de Fabrício e Mano Changes.

“Foi um sucesso e a galera veio abaixo. Terminou o show e disse: a gente vai ter que gravar essa versão!”

Fabrício lembra que a Comunidade Nin-Jitsu é uma banda de amigos e que já fizeram outras parcerias e shows.

“Teve também um projeto, há uns bons anos, que era o Churrasco da Comunidade, e teve uma edição que foi com a Vera. Misturamos Borraco y Loco com Pare Bebum (Rap do Trago). Ficou muito louca a versão, gravado ao vivo, meio chalaça mesmo”, lembrou.

Naquele momento, os integrantes das bandas já comentavam em fazer alguma coisa junto e misturar algumas músicas.

“Acho que a sementinha foi plantada lá nesse Churrasco da Comunidade e acabou virando realidade depois nesse show que eu participei lá em Santa Maria”, destaca Fabrício.

Comunidade Nin-Jitsu e Vera Loca lançaram versão pancadão de clássico do rock, nesta sexta-feira (10)
Banda Vera Loca Foto: Divulgação

Uma mistura de ritmos com elementos infalíveis

Fredi gostou tanto da batida, usada no show em Santa Maria, que deixou gravada e usou “beat”para montar a nova versão, já em Porto Alegre. Ele lembra que foi usada a levada de funk dos anos 90, característica da Comunidade, guitarra no estilo anos 80 e o baixo inspirado em Michael Jackson.

“A gente criou elementos infalíveis. Uma guitarra pop, um beat de funk da antiga, com a percussão brasileira e uma levada de baixo do pop americano, no estilo Billie Jean”, destacou Fredi.

Fredi destaca que a escolha da música não foi por acaso. Para o produtor musical, que afirma ser um grande fã da banda, a canção combinou perfeitamente com o estilo da Comunidade Nin-Jitsu.

“A gente é fã do Borracha y Louco, assim como a gente curte a Vera Loca. Esse som aí é pura chalaça. É um som que tem tudo a ver com a nossa linguagem”, disse.

Ele destaca que a versão de Borracho y Loco foi algo que surgiu sem querer, na noite de Santa Maria, e isso torna o fato ainda mais importante.

“Tivemos que registrar. Não foi um plano ou uma estratégia de marketing. Foi uma coisa que surgiu ao natural”, disse Fredi.

Comunidade Nin-Jitsu e Vera Loca lançaram versão pancadão de clássico do rock, nesta sexta-feira (10)
Comunidade Nin-Jitsu Foto: Divulgação

Novas parcerias e música inéditas de Comunidade Nin-Jitsu e Vera Loca

Fazer parcerias musicais não é algo novo para a Vera Loca. Desde os primeiros discos, a banda sempre convidou algum músico para gravar uma canção juntos. Foi assim com Duca Leindecker, tanto em estúdio quanto apresentações ao vivo, com Nei Van Sória, Veco Marques, entre outros. Nesse contexto, Fabrício elogia a reunião com colegas da música e anuncia um novo disco da banda, que será lançado em abril deste ano.

“Tem uma parceria muito bacana, não só na parte da composição, quanto dividindo os vocais, com o Rodrigo, da Jingle Bells. Então acho que é uma coisa muito positiva fazer esse tipo de parceria, porque além de oxigenar o trabalho, fortalece”, finaliza Fabrício.

A Comunidade Nin-Jitsu quer homenagear os amigos conquistados nessas quase três décadas de estrada. A banda já tem mais de 10 discos de música autoral lançados e pretende gravar novas versões de clássicos do cenário musical gaúcho.

Em uma releitura do clássico, eternizado pela Graforréia Xilarmônica, a Comunidade lançou uma versão de Amigo Punk, no final do ano passado. A música da vez é Borracho y Loco, mas já tem promessa de mais parcerias pela frente.

Segundo Fredi, em breve, teremos versões que reúnem a Comunidade com Papas da língua, Serginho Moah, Acústicos e Valvulados e Reação em Cadeia. Antes disso, a banda lança uma música inédita, com a participação de Tonho Crocco.

“Queremos fazer uma chalaça com o nosso cenário. Tem que se juntar. A galera do sul tem que se juntar mais, tem que gravar as músicas dos outros, participar do disco do outro, fazer igual ao pessoal do sertanejo, que são unidos. Temos que fazer isso, se juntar em estúdio, valorizar o repertório do outro, fazer a sua versão. Essa é nossa ideia agora”, destaca Fredi.