Coletivo de estudantes da Capital conquista dois prêmios com projeto sobre combate à pobreza menstrual

Foto: Instagram/@garotasde_vermelho

Um trabalho de escola que ultrapassou as paredes da instituição e conquistou uma premiações de destaque devido a sua importância social. Esse é o resumo do caminho que vem sendo percorrido pelo coletivo “Garotas de Vermelho”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, de Porto Alegre. Neste mês, o projeto do grupo sobre combate à pobreza menstrual conquistou dois prêmios em concursos de empreendedorismo social e tecnologia.

Sobre o projeto

O trabalho consiste na venda de kits educativos de saúde menstrual e que podem ser adquiridos através do Instagram do coletivo. O kit conta com absorventes de tecido, bolsa térmica, nécessaire, um livro escrito pelas estudantes, um folheto informativo, peça de artesanato produzido por mulheres empreendedoras da região, bóton e fita do projeto.

As alunas ainda incluíram um lápis e um papel que serve de sementeira, para proporcionar a experiência de plantar e escrever sobre o assunto.

O valor arrecadado através das vendas do kit serve para arcar com os custos, já restante é destinado a montagem de uma quantidade que é doada para meninas em situação de vulnerabilidade social.

Premiações

No início deste mês, as jovens foram campeãs do Desafio Liga Jovem SEBRAE – uma competição entre equipes de estudantes entre o 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Médio de todo o Brasil, que tem como foco resolver um problema das escolas e/ou comunidades. Com o título, o grupo agora terá a missão de apresentar seu projeto em Madri, na Espanha.

Também neste mês, o coletivo conquistou o Concurso Latinoamericano de Comunicacíon de Experiencias Educativas Solidárias, evento que reuniu mais de 1,2 mil projetos. O grupo ficou entre os 12 vencedores. O concurso, de grande expressão na América Latina, reúne jurados especialistas em empreendedorismo, tecnologia, educação e comunicação.