CBF encaminha denúncia de racismo de Hélio dos Anjos para STJD, em partida contra o Xavante

Foto: Divulgação/www.fut7.net/pontepreta

A CBF encaminhou para o STJD na última quarta-feira (8) a denúncia feita pelo treinador Hélio dos Anjos contra a torcida do Brasil. O técnico afirmou ter sido vítima de ofensas racistas e homofobicas durante a partida entre a Ponte Preta e o Brasil de Pelotas, pela segunda fase da Copa do Brasil.

Tu viu?

CBF estipula novas regras e restringe patrocinadores nas competições nacionais

CBF define punições a clubes em casos de racismo

Caso o STJD aceite a denúncia, a punição para o Xavante pode chegar a uma multa de 500 mil reais, conforme a mudança da regra de casos de racismo em competições da CBF.

Essa é a primeira denúncia envolvendo um clube gaúcho após a mudança de regulamento dos torneios organizados pela entidade. A nova regra aplica uma multa de até R$ 1 milhão em casos reincidentes e também sanções que podem proibir o registro de novos atletas e até perda de pontos. 

O Brasil-RS já está cumprindo uma punição por racismo no Gauchão Ipiranga. A equipe foi punida após um torcedor ofender o goleiro Adriel do Grêmio, na última edição do torneio. Em acordo, o clube conseguiu evitar a suspensão da torcida nos jogos, porém teve que pagar uma multa e entrar em campo durante as partidas ostentando uma faixa com a frase, “Aqui no Brasil somos todos antirracistas”.

Segundo o portal GE, a Ponte Preta não vai se manifestar sobre o assunto a pedido do treinador Hélio dos Anjos.