UCPel ofertará bolsas integrais de estudos para apenados

Foto: Divulgação/UCPel

Uma parceria entre a Universidade Católica de Pelotas (UCPel), a Secretaria de Sistemas Penal e Socioeducativo e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (SUSEPE) oportunizará apenados a realizarem uma graduação. A ação tem foco nos presos do presídio regional de Pelotas, na região Sul do Estado.

Tu viu?

Casa de acolhimento para mulheres vítimas de violência é inaugurada em Santa Maria
Imposto de Renda 2023: entrega da declaração vai de 15 de março a 31 de maio

Para terem direito ao curso superior, os apenas passarão por um processo seletivo e concorrerão a cinco bolsas integrais para cursos de tecnólogo ofertados pela instituição na modalidade de ensino a distância (EaD).

Ontem (15) os presos participaram de um aulão com dicas de conteúdo e redação, além de explicações sobre o passo a passo do processo de ingresso na Universidade. Os cursos já foram escolhidos pelos participantes e as provas do vestibular agendado da UCPel acontecem hoje (16) e amanhã (17). 

Temática recorrente

Esta é apenas uma das ações com apenados realizados pela UCPel. Há 25 dias, o Grupo Interdisciplinar de Trabalho e Estudos Criminais-Penitenciários (GITEP) — um projeto de extensão — reúne alunos e professores. O trabalho é reconhecido nacionalmente por conta das pesquisas e ações pioneiras, que têm por objetivo a promoção de reflexões e intervenções sobre a questão penitenciária e temas de segurança pública.