Pessoas com 70 anos ou mais começam a ser imunizadas com vacina bivalente contra a Covid-19

Foto: Getty Image

Começou hoje (27), em todo o Brasil, mais uma etapa da campanha de imunização contra a Covid-19, desta vez com a vacina bivalente. Nesta primeira fase, serão vacinadas pessoas acima de 70 anos, residentes de instituições de longa permanência (ILP), pacientes imunocomprometidos, além das comunidades indígenas, ribeirinhos e quilombolas. Em Porto Alegre, idosos com 80 anos ou mais poderão buscar o imunizante nesta semana, respeitando os dias específicos.

No dia 14 de fevereiro, o Rio Grande do Sul lançou oficialmente a campanha, em um lar de idosos em Canoas, na Região Metropolitana. O primeiro público a ser vacinado foram residentes e servidores de ILPs. A partir de agora, a aplicaçãoacontecerá em 36 postos de saúde da Capital, além do Shopping João Pessoa. (Confira a ordem abaixo)

  • Segunda-feira (27) — 90 anos ou mais
  • Terça-feira (28) — 85 anos ou mais
  • Quarta-feira (1º) — 80 anos ou mais

Atendimento nos locais de vacinação:

Atendimento até 21h: unidades de saúde Assis Brasil, Campo da Tuca, IAPI, Clínica da Família Álvaro Difini, Clínica da Família José Mauro Ceratti Lopes, Belém Novo, Tristeza, São Carlos, Santa Marta, Modelo (a partir das 16h), Ramos, Morro Santana e Chácara da Fumaça.

Atendimento até as 17h: Panorama, Camaquã, Campo Novo, Nonoai, Moradas da Hípica, Glória, Nossa Sra. de Belém, Ipanema, Restinga, Lomba do Pinheiro, Sarandi, Ilha dos Marinheiros, Mato Sampaio, Parque dos Maias, Nossa Sra. Aparecida, Costa e Silva, Rubem Berta, Jardim Itu, Nova Brasília e Vila Ipiranga, além da Moab Caldas (até 19 horas) e Shopping João Pessoa (até 16 horas).

Calendário do Ministério da Saúde:

27 de fevereiro: Pessoas acima de 70 anos; pessoas vivendo em instituições de longa permanência (ILP); pacientes imunocomprometidos a partir de 12 anos; e comunidades indígenas, ribeirinhas e quilombolas;

06 de março: Pessoas de 60 a 69 anos;

20 de março: Gestantes e puérperas;

17 de abril: Trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir de 12 anos, população privada de liberdade, adolescentes cumprindo medidas socioeducativas e funcionários do sistema de privação de liberdade.

Saiba mais sobre a vacina bivalente

A vacina bivalente contra a Covid-19 foi elaborada para oferecer uma proteção extra contra a Ômicron e suas subvariantes, já que ela é a variante mais presente atualmente. 

A Anvisa aprovou o imunizante para a população a partir de 12 anos de idade e ele é indicado como dose de reforço, devendo ser aplicado a partir de três meses após a série primária de vacina ou reforço anterior. Só receberá o reforço com a bivalente quem já tiver concluído o esquema vacinal de duas doses com a vacina monovalente.

Vale ressaltar que as vacinas disponíveis – monovalentes – continuam sendo importantes e as pessoas não devem atrasar a vacinação com as doses de reforço, atualmente disponíveis, para esperar pela vacina bivalente, conforme orienta a agência reguladora.