O que se sabe sobre os objetos voadores derrubados na América do Norte

Quatro objetos voadores não identificados foram abatidos na região de fronteira entre EUA e Canadá nos últimso dias. U.S. Fleet Forces
Divulgação/U.S. Fleet Forces

Diversos objetos voadores não identificados foram avistados e abatidos nos últimos dias na América do Norte. Quatro artefatos estranhos foram derrubados por caças da Força Aérea dos EUA por violação do espaço aéreo americano e do Canadá. Há suspeita de que outros objetos voadores estejam circulando pelo continente e luzes também foram registradas no Uruguai.  

Tu viu?

Hemocentro do RS busca doadores de todos os tipos sanguíneos

Feirão Digital: inscrições abertas para 500 vagas de capacitação gratuita em Porto Alegre

Conforme o jornal Washington Post, integrantes do governo dos EUA afirmam que há indícios de que um balão espião chinês teria sido avistado na América Latina e que, provavelmente, um terceiro estivesse operando em algum outro lugar.

Autoridades chinesas anunciaram que um objeto não identificado foi avistado, neste domingo (12), sobrevoando o leste do país, perto do mar, na cidade de Rizhao. Nesta segunda-feira (13), O Governo da China informou que também foi espionada por ao menos dez balões norte-americanos ao longo de 2022.

Mesmo sem ter detalhado o que são os objetos voadores abatidos, a Casa Branca aponta que não há qualquer indício de relação com atividade de extraterrestres. O portal G1 fez um levantamento com as principais informações dos objetos abatidos até agora. Confira:

O balão espião chinês

Autoridades norte-americanas reconheceram que havia um balão voando no espaço aéreo dos EUA, na região da fronteira com o Canadá, no dia 2 de fevereiro. Os militares aguardaram que o objeto chegasse até o mar, longe de áreas residenciais, na costa do estado da Carolina do Sul. Com autorização do presidente Joe Biden, um caça americano usou um único míssil para derrubar o balão chinês.

O governo dos EUA afirmou que o artefato era chinês e usado para espionagem. A China insistiu que o balão estava realizando pesquisas meteorológicas. O Ministério das Relações Exteriores da China disse que o balão só captura informações sobre o clima e que a queda foi “uma clara reação exagerada”. O FBI recolheu os restos do balão para análise.

Objeto no Alasca

Dois caças americanos derrubaram outro objeto, do tamanho de um carro pequeno, no Alasca, em 10 de fevereiro. Assim como o balão chinês, o ataque foi ordenado pelo presidente Joe Biden. Os militares enviaram aviões para acompanhamento do artefato, que não tinha piloto a bordo. 

As Forças Armadas dos EUA informaram que o objeto poderia ser uma ameaça ao tráfego aéreo civil, sobrevoando a uma altitude de 40.000 pés (12.192 metros). Como a região é muito fria e o objeto caiu em águas geladas, a recuperação dos restos foi dificultada.

Objeto cilíndrico no Canadá

Um caça derrubou um objeto que voava em alta altitude sobre o território canadense de Yukon, no sábado (11). O Norad (Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte), liderado por EUA e Canadá, detectou esse artefato, na noite de sexta-feira (10), e o abateu no dia seguinte.

A ministra da Defesa canadense, Anita Anand, disse que o objeto misterioso era “de natureza cilíndrica”. Conforme o governo canadense, o artefato “violou o espaço aéreo canadense”. Os voos foram temporariamente restritos no norte de Montana na noite de sábado.

Objeto octogonal em um lago

O quarto objeto voador sem identificação foi derrubado no domingo (12), na região do Lago Huron, perto da fronteira entre EUA e o Canadá. Oficiais das Forças Armadas não disseram se era manobrável ou se estava simplesmente flutuando com as correntes de ar.

Conforme o G1, um oficial das Forças Armadas disse também que o objeto tinha uma estrutura octogonal e que aparentemente não carregava nenhuma carga. Em comunicado, o Pentágono afirmou que  o objeto poderia ter atividades de vigilância.

O objeto foi detectado sobre o estado de Montana, perto de áreas militares, e causou o fechamento momentâneo do espaço aéreo dos EUA, segundo as autoridades. Ele foi abatido por um míssil a uma altitude de 6.100 metros, onde poderia interferir no tráfego aéreo do país.

Luzes no Uruguai

No sábado (11), o governo do Uruguai recebeu denúncias de que objetos voadores foram vistos na região de Paysandú, na fronteira com a Argentina. Segundo o portal G1, uma comissão foi enviada para averiguação dos relatos de luzes intermitentes no céu em Termas de Almirón, uma região de águas salgadas. As luzes avistadas seriam vermelhas e teriam voado baixo no céu.

O portal de notícias divulgou que cerca de 20 pessoas teriam testemunhado o evento, incluindo o diretor de turismo de Termas de Almirón. Segundo a Força Aérea do Uruguai, investigadores chegaram ao local no sábado para ouvir testemunhas e coletar informações.

Objetos voadores: Não há indicação atividade extraterrestre, diz Casa Branca

Nesta segunda-feira (13), a Casa Branca afirmou que não há indicação de alienígenas ou atividade extraterrestre. A declaração aconteceu após uma série de objetos não identificados que foram derrubados no espaço aéreo dos EUA.

“Eu sei que houve perguntas e preocupações sobre isso, mas não há, novamente, nenhuma indicação de alienígenas ou atividade extraterrestre com essas recentes quedas”, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Karine Jean-Pierre.