Incêndio na margem na BR-392 deixa Pelotas sob fumaça

Foto: Igor Sobral/Divulgação

Os moradores de Pelotas, na região Sul do Estado, têm convivido com um cheiro forte de fumaça e uma espécie de névoa tomando conta da cidade nos últimos dias. A presença dessas características está sendo questionada nas redes sociais, que também conta com reclamações, pois até então pouco se sabe sobre de onde vem.

A motivação para tanta fumaça é um incêndio que está atingindo a margem do Canal São Gonçalo, na BR-392, próximo ao quilômetro 61. Em entrevista do jornal Diário Popular, o Corpo de Bombeiros afirmou que o fogo iniciou através de uma fogueira mal apagada feita por pessoas que pescavam no local. Com o vento forte e a seca a situação se intensificou rapidamente.

Na última quinta-feira (16) o primeiro local a sentir a presença da fuligem foi a região do Porto, mas bastou poucas horas para a cena tomar a cidade. A tragédia, entretanto, poderia ultrapassar o ambiental e destruir casas próximas ao local que está em chamas, já que boa parte das construções são de madeira. Entretanto, uma vala adjacente ao Canal bloqueia o incêndio, que espalhou-se pela zona de banhado queimando juncos. 

Também ao jornal local, moradores da humilde região afirmam que a presença de focos é constante, principalmente nesta época. Porém, este é o maior incêndio registrado nos últimos anos. 

Ao DP, o tenente Gilberto Alves explicou que, os Bombeiros têm tido dificuldades de conter as chamas, devido ao difícil acesso ao banhado, além de que o processo de combate, com ventos fortes, tende a ser demorado. Até o momento não houve como avaliar quanto de área foi queimada

Confira alguns relatos através das redes sociais