(Créditos: Marcelo Casal / Agência Brasil)
O período de entrega da declaração do imposto de renda 2023 será de 15 de março até 31 de maio. Até 2019, as declarações eram entregues até o último dia de abril, porém, com a chegada da pandemia o prazo foi maior nos últimos anos. A Receita Federal comunicou as datas, nesta semana.
Segundo o órgão, o prazo maior vai viabilizar o uso da declaração pré-preenchida, nova forma de apresentar os dados, que busca reduzir os erros e facilitar o processo. A Receita Federal anuncia as novas regras da Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda de Pessoa Física (DIRPF), em 27 de fevereiro.
Tu viu?
Dois clubes gaúchos são citados em operação que investiga fraudes em resultados de partidas
Casal de idosos é resgatado de carro submerso pela enxurrada em Lajeado
Quem deve declarar o Imposto de Renda 2023
As normas da Receita Federal sobre Imposto de Renda 2023 só saem no fim deste mês. Porém, se nada mudar, a declaração será obrigatória para quem teve renda tributável maior que R$ 28.559,70 em 2022, ou aqueles que receberam mais de R$ 40.000 em rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados na fonte.
No ano passado, a Receita recebeu 36,3 milhões de declarações. Em 2023, o número deve chegar a 39,7 milhões, segundo estimativa da Unafisco, a Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal.