Cão de 30 anos bate recorde e é o mais velho de todos os tempos

Foto: Divulgação/Guinness World Records

Assim como as pessoas, o mundo animal também tem sua competição interna quanto a idade. Brincadeiras à parte, nesta semana o Guinness World Records coroou um simpático cachorro, de Portugal, como o mais velho de todos os tempos. O cão tem 30 anos e bateu o recorde de Spike, um Chihuahua de 23 anos dos Estados Unidos que, até então, era considerado o mais velho do mundo com vida.

O cão, da raça Rafeiro do Alentejo, tem 30 anos e 266 dias e vive com sua família em uma aldeia rural da cidade de Leiria, em Portugal. O animal que chegou mais perto da idade de Bobi foi o Pastor-australiano Buey, que viveu entre os anos de 1910 e 1939, morrendo aos 29 anos e cinco meses.

https://twitter.com/GWR/status/1620936535188340737

Em 1992, Bobi foi inscrito no Serviço Médico-Veterinário do Município de Leiria e no SIAC, um banco de dados de animais de estimação autorizado pelo governo português, o que confirmou a data de seu nascimento.

A história de vida do cachorro começou de forma triste. Seu tutor, Leonel Costa, lembra que Bobi escapou por pouco de ser enterrado pelo pai de Leonel junto aos seus irmãos filhotes. Segundo ele, por alguns anos, portugueses que não queriam ou não tinham condições financeiras de cuidar de um animal, os enterravam vivos em uma toca. Escondido entre as madeiras de um galpão, Bobi acabou escapando do desfecho de seus irmãos e cresceu com a nova família.

Quanto ao segredo da longevidade, o tutor explica que os animais da casa costumam viver por muitos anos, sua mãe, por exemplo viveu até os 18 anos, enquanto outros companheiros do animal morreram após os 22 anos. Sobre sua alimentação, Leonel afirma que Bobi sempre comeu “comida humana” e que o tratamento não requer nada diferente do normal.

E os felinos?

No final do ano passado, a gata Flossie foi reconhecida como a mais velha, ainda em vida, do mundo pelo Guiness. Aos 26 anos e 329 dias de idade, ela possui o equivalente a 120 anos em idade humana. Embora seja surda e não enxergue bem, Flossie está em boas condições de saúde.

A gata já passou por vários lares, sendo adotada em 1995 por seu primeiro dono. Dez anos depois, seus tutores morreram e ela foi sendo sucessivamente adotada por familiares até ser enviada a voluntários de casas de proteção animal.

O recorde dos felinos, porém, é de Creme Puff, o gato mais velho que já existiu. Nascido no Texas, Puff nasceu em 3 de agosto de 1967 e viveu até 6 de agosto de 2005, aos 38 anos e 3 dias de idade, nos Estados Unidos.