Alvoradense é campeã mundial de capoeira

Foto: Arquivo Pessoal

A atleta alvoradense Mayara da Silva Oliveira, conquistou o título de bicampeã mundial de capoeira no último final de semana. A 11ª edição do Mundial Aberto de Capoeira do Grupo Muzenza aconteceu nos dias 28 e 29 de janeiro, em Curitiba, e a gaúcha competiu na categoria graduada/monitoras, vencendo pela segunda vez seguida, representando o Grupo A.C.A.P.O.E.I.R.A, de Alvorada.

Estar no pódio já está virando rotina para a atleta de 21 anos. Além do título conquistado nos últimos dias, Mayara foi campeã do Avançado em 2019, primeiro lugar no Mundial Muzenza em 2020 e bronze no Mundial Aberto Taça Frade Abreu em 2022. 

Através das suas redes sociais, a atleta compartilha um pouco de seus treinamentos e competições, que acontecem em diversas partes do País. 

Saiba mais sobre o Mundial de Capoeira

O Campeonato Mundial Aberto de Capoeira Muzenza, tem promoção do Grupo Muzenza de Capoeira e apoio da Superliga Brasileira de Capoeira, entidade e órgão oficial Brasileiro desportivo que têm por finalidade utilizar o evento esportivo como meio de educação, promovendo a saúde, a integração, o intercâmbio cultural, a socialização e a melhoria da qualidade do desporto Capoeira Mundial.

Assim como todas as competições oficiais, o mundial possui seu regulamento específico, que prevê regras como ser praticante das entidades de capoeira regulamentadas e reconhecidas. Além disso, a modalidade é separada por categorias: Infaltojuvenil (de 5 a 8 anos e de 9 a 12 anos), Juvenil, Adulto (corda crua (cinza) até corda laranja), especial (corda verde a mestre), master ( de 40 a 16 e de 47 a 53) e sênior (de 54 a 1 e acima de 62 anos). 

Graduação da categoria adulta

Mais sobre as regras podem ser conferidas diretamente no site do Mundial.