Vaga extra da Copa do Brasil ficará com ganhador ou vice da Copa FGF; entenda

Foto: Max Peixoto/FGF

Nesta semana, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) anunciou que a vaga extra destinada ao Rio Grande do Sul para a Copa do Brasil 2024 seria direcionada ao vencedor da Série A2 do Gauchão de 2023. Entretanto, um impasse imposto pelo regulamento da competição nacional impossibilita a ação. Com isso, hoje (21) um novo comunicado foi emitido pela entidade, afirmando que a vaga será destinada à Copa FGF.

O artigo, que teve como base a decisão foi o 3º, parágrafo único, do Regulamento Específico da Copa do Brasil, que afirma que “O torneio seletivo a ser eventualmente promovido pela Federação para oferecer vaga à Copa do Brasil deverá ter participação de, no mínimo, 4 (quatro) clubes do principal campeonato profissional organizado pela Federação e equivalente à primeira divisão“.

Ele segue afirmando que este torneio seletivo só poderá destinar uma vaga por competição para o campeonato, ou seja, a quinta vaga para o RS não poderia ser oferecida via Campeonato Gaúcho.

Entenda

No final do ano, a CBF anunciou que não utilizará mais o Ranking Nacional dos Clubes para determinar os times que participam da Copa. O novo sistema de classificação terá 80 das 92 vagas definidas pelos estaduais, sendo as 12 restantes para as equipes classificadas na Libertadores e para os campeões da Série B, Copa do Nordeste e Copa Verde.

Desta forma, o Gauchão passará a definir quatro vagas e a quinta será direcionada ao campeão ou vice da competição realizada pela Federação no segundo semestre. Assim, na atual temporada, as quatro melhores equipes do Gauchão Ipiranga 2023 e o campeão da Copa FGF garantirão classificação para a Copa do Brasil de 2024.

Em anos anteriores, a Copa de segundo semestre oferecia vaga na competição nacional. Porém, nas últimas edições somente o ganhador, além da premiação, garantia uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do ano seguinte. Com a decisão, a partir de agora, o campeão da Copa FGF escolhe entre Brasileirão ou Copa do Brasil, enquanto o vice-campeão leva o lugar no campeonato que restar.