(Crédito: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Sete pomadas modeladoras para cabelos tiveram a fabricação proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Conforme a Anvisa, os produtos descumpriam normas sanitárias. A medida já está publicada no Diário Oficial. Alguns deles, inclusive, já tinham sido penalizados com suspensão de comercialização e de uso e, agora, também ficam impedidos de produzir o cosmético.
No início do mês, a Anvisa emitiu um alerta relacionado à pomada Cassu Braids. Usuários do produto, no Rio de Janeiro, relataram irritação ocular, pálpebras inchadas, dor nos olhos e dificuldades para enxergar.
Pomadas para cabelos com fabricação proibida
– Modeladora para Tranças Anti-frizz Be Black (da empresa Cosmetic Group Indústria e Comércio de Cosméticos Eireli);
– Black – Essenza Hair, e pomada para Tranças Boxbraids – fixa liss (ambas da Evolução Indústria de Cosméticos);
– Braids Hair (da Galore Indústria e Comércio de Cosmético Eireli);
– Cassu Braids Cassulinha Cabelos e Braids Tranças Poderosas Esponja Magic, (ambas da Microfarma Indústria e Comércio);
– Rosa Hair Pomada Modeladora Mega Fixação 150g, (da Morandini Indústria e Comércio de Cosméticos);
– Pomada Modeladora Master Fix Black Ser Mulher, (da Supernova Indústria, Comércio e Serviços).
Recomendações
Conforme as orientações da Anvisa, quem tiver produtos fabricados, especificamente, pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda, CNPJ 68.722.743/0001-09, deve procurar a empresa para a devolução. O fabricante deve recolher todos os produtos disponíveis no mercado. Já estabelecimentos que utilizam as pomadas nos clientes, devem suspender o uso imediatamente.
Com relação às outras empresas, a Anvisa afirma que está avaliando as ações sanitárias necessárias, e que segue acompanhando os fatos, com a ajuda dos órgãos de vigilância sanitária estaduais e municipais.