Pelotas restringe o uso de água potável em função da estiagem

Por falta de chuva, Pelotas restringe o uso de água potável
(Foto: Divulgação/Sanep)

Pelotas, no Sul do Estado, decretou restrições para o uso de água potável. A medida ocorre por conta da falta de chuva no Rio Grande do Sul, o que tem ligado um alerta quanto a um possível desabastecimento. Recentemente, a cidade de Bagé, na Região da Campanha, anunciou racionamento, para evitar que isto aconteça. Neste final de semana, foi a vez de Pelotas, na Região Sul, restringir o uso de água potável. As consequências da estiagem já são sentidas também na maior cidade da Zona Sul.

Atualmente, o nível da Barragem Santa Bárbara, responsável por abastecer a maior parte da população de Pelotas, atingiu 1,57 metros abaixo do nível normal, e está piorando rapidamente.

Por falta de chuva, Pelotas restringe o uso de água potável
Foto: Antes e depois da Barragem Santa Bárbara. Divulgação/Sanep

Tu viu?

Chega a 47 o número de cidades gaúchas que decretaram situação de emergência devido a estiagem
RS investe R$ 2,7 milhões em poços artesianos para aliviar efeitos da estiagem

A partir do Decreto 6.690 da prefeitura, está proibido, na cidade, o uso de água potável para lavagem de veículos, calçadas e prédios; troca ou reposição da água de piscinas; irrigação de gramados e jardins; e, também, para atividades consideradas não essenciais.

Além das restrições previstas, os chuveiros disponíveis na Praia do Laranjal também foram desativados. O descumprimento das medidas poderá resultar em advertência, ou, até mesmo, a interrupção temporária do fornecimento de água, caso seja uma atitude recorrente.

Diferente de Bagé, neste momento, o racionamento não é pauta em Pelotas. Em 2020, o reservatório, que abastece 60% dos habitantes, ficou 4,40 metros abaixo do vertedouro, e, ainda assim, a medida mais drástica não foi necessária.