Milly Lacombe classifica Pedrinho como “macho alfa” e comentarista responde em vídeo; entenda a discussão

Foto: Reprodução

O ano começou tenso no meio do jornalismo esportivo. Nesta terça-feira (03), Milly Lacombe publicou em sua coluna uma crítica quanto à escolha de Pedrinho como melhor comentarista esportivo, relacionando o resultado com “masculinidade tóxica no futebol”. Não contente com a publicação, o ex-jogador gravou um vídeo rebatendo a jornalista.

Tu Viu?

Jogador da NFL sofre parada cardíaca durante partida e está em estado grave

Posto de São Leopoldo é autuado por preço abusivo do litro da gasolina

A situação teve início a partir de uma pesquisa do portal UOL, realizada com os jogadores que disputaram o Brasileirão de 2022 que apontaram os melhores e piores jornalistas e comunicadores esportivos do país. Na ocasião, o ex-jogador e hoje comentarista do grupo Globo, Pedrinho, foi eleito o melhor com mais de 60% dos votos. A pesquisa ainda chamou a atenção por conta da eleição dos “piores” jornalistas, que resultou em nomes como Casagrande (UOL) e Ana Thaís Matos (grupo Globo).

Não contente com o resultado, a jornalista Milly Lacombe (UOL) publicou em sua coluna um texto com o título de “Escolha de melhores e piores é retrato da masculinidade tóxica no futebol”. Nele, a colunista reconheceu Pedrinho como um bom comentarista, mas afirmou que não foi escolhido por suas competências, mas sim pelo o que representa.

Ele foi eleito também por ser o macho-alfa dessa história. O macho-alfa é aquele que se destaca pela capacidade de liderar. Não é alguém que se auto-declara assim, mas o receptor da adoração e da sujeição dos outros machos. Entendam que não estamos falando de Pedrinho, mas do que ele simboliza. Está em Pedrinho a imagem do macho dominante, aquele que é celebrado, reverenciado e amado pelos outros machos da turma. Ter Pedrinho em uma transmissão é ver essa celebração ao vivo.” – escreveu Lacombe.

Durante a tarde do mesmo dia, Pedrinho logo postou um vídeo em suas redes sociais onde rebatia o conteúdo do texto em que foi citado. 

Não só a Milly tem se incomodado comigo, mas todo o grupo dela. […] Você, Milly, luta contra o preconceito e foi completamente preconceituosa comigo. Me rotulando de ‘macho alfa’, usando termos que nem conheço. […] Sou um cara gentil, amável, educado, generoso.” – disse o comunicador da Globo.

O vídeo do comentarista foi marcado por comentários de apoio por parte de jogadores. Neymar, Thiago Silva e Taison estão entre os jogadores em atividade que elogiaram Pedrinho, seguidos por ex-jogadores e colegas da área da comunicação esportiva.

Em seu Twitter, Milly pronunciou-se sobre a repercussão de seu texto na manhã desta quarta-feira (04), reforçando a “necessidade de escrevê-lo.”