Injeção para tratamento da obesidade é aprovado pela Anvisa

Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta semana o uso de um medicamento injetável para a obesidade. O Wegovy poderá ser comercializado somente sob prescrição médica. Embora seu registro já tenha sido publicado no Diário Oficial da União, ainda não há data para a injeção chegar ao Brasil.

Tu viu?

Tarifa do pedágio em Portão terá reajuste até o final de janeiro
Buenos Aires gasta R$ 15 milhões com lubrificante sexual e causa polêmica na Argentina

O princípio ativo do medicamento é a semaglutida, uma substância semelhante ao hormônio GLP-1, produzido naturalmente no intestino e que indica para o sistema nervoso a sensação de saciedade. A medicação pode ser utilizada para controle de peso, incluindo perda e manutenção em caso de pessoas adultas obesas ou com sobrepeso, desde que com pelo menos uma comorbidade relacionada à massa corporal, como disglicemia, hipertensão ou doença cardiovascular.

Foto: Reprodução

O Wegovy é o primeiro medicamento injetável aprovado no Brasil para esse fim e sua compra, assim como a aplicação semanal, deverão ser feitas sob supervisão médica. A injeção é comercializada em outros países, como os Estados Unidos, para a mesma finalidade.

Testes e resultados

Para que fossa aprovada, diversos ensaios clínicos foram realizados, buscando descobrir a eficácia e efeitos colaterais da injeção. Estes apontaram como resultando uma redução média de 17% de gordura corporal entre pacientes que utilizaram o medicamento durante cerca de um ano. Estudos sobre o tempo de duração dos resultados ainda estão sendo realizados.

Especialistas têm afirmado que o medicamento deve ser aliado a uma alimentação saudável e atividades físicas, condições presentes nos estudos que demonstraram bons resultados para perda de peso.

O medicamento não é recomendado para grávidas ou pessoas que estejam amamentando. Ele deve ser descontinuado ao menos dois meses antes de uma gravidez planejada.

Semaglutida

A semaglutida já foi aprovada pela Anvisa em 2018 para outra função: o tratamento de diabetes tipo 2, por meio do medicamento Ozempic.

Ainda não há data para que o Wegovy chegue ao mercado brasileiro. Isso porque após a aprovação da Anvisa, é necessário aguardar a finalização de outros processos, caso da definição de preços pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos.