Foto: Divulgação/Conmebol
O Brasil é um dos países favoritos para sediar as finais da Libertadores e Sul-Americana da temporada de 2023. A CBF irá apresentar ideias de cidades para sediar as partidas marcadas para outubro e novembro e Porto Alegre deve ser uma das capitais oferecidas para a Conmebol.
Tu Viu?
Decreto regulamenta loteria municipal em Porto Alegre
Segundo o GE, existem vários fatores que impulsionam a vontade da CBF em trazer as finais para o país. O principal deles é o protagonismo do futebol brasileiro nas competições internacionais nas últimas temporadas: as edições de 2020, 2021 e 2022 da Libertadores contaram com apenas equipes brasileiras nas finais. Uma situação semelhante acontece com a Sul-Americana, que contou com equipes representantes do país nas últimas duas finais.
Nas finais do torneio principal em 2021 e 2022, que aconteceram em Montevidéu e Guayaquil respectivamente, diversos torcedores relataram dificuldade para deslocamento. Além disso, a CBF acredita que o Brasil tenha diversas cidades com condições e capacidade de sediar os eventos (vale lembrar que a final no Rio de Janeiro, no ano de 2020, não contou com público por conta da pandemia).
Apesar da vontade da confederação, são as próprias cidades que devem realizar a candidatura. Nesse contexto, existe a expectativa que Porto Alegre entre na disputa, ainda mais considerando que a capital gaúcha se candidatou para receber a final da Libertadores no ano passado.
As inscrições das cidades ainda não foram encerradas e a tendência é de que a Conmebol realize uma reunião para tomar a decisão ainda no primeiro semestre.