Capivara de estimação está desaparecida há mais de uma semana em Caxias do Sul

Nicanor está desaparecido desde o dia 15 de janeiro em Caxias do Sul
Divulgação/Caminhos do Morango

Desde o dia 15 de janeiro, uma capivara da localidade de Vila Seca, em Caxias do Sul, na Serra do Rio Grande do Sul, segue desaparecida. O mamífero roedor, chamado de Nicanor, era muito dócil e convivia com turistas que visitavam o estabelecimento Caminhos do Morango. A família que administra o local suspeita que o animal, considerado de estimação, tenha sido baleado. 

Tu viu?

Mais de mil pés de parreira são destruídos por vândalos em Fagundes Varela

Hemocentros do RS pedem doação de sangue do tipo O+ e O-

“Gente irresponsável que sai matando animais, sendo que sabiam que a capivara vivia por aqui! Será que matam pra matar a fome? Ou por maldade e esporte? Que Deus diminua a minha dor e revolta de tamanha crueldade dessas pessoas ,e que se faça justiça divina”, declarou a proprietária do Caminhos do Morango, em uma rede social.

Conforme o jornal Pioneiro, de Caxias do Sul, o caso foi registrado na 3ª Delegacia Distrital do município. Conforme o responsável pela ocorrência, um inquérito foi instaurado para apurar os fatos. A família suspeita que a capivara tenha sido baleada e morta na noite do dia 16 de janeiro. Na ocasião, foram ouvidos disparos de arma de fogo no local. 

De acordo com o relato de  Elisana Stumpf, sócia-fundadora do estabelecimento, ao jornal Pioneiro, a capivara saiu do pátio da empresa no dia 15 de janeiro, o que era um hábito do animal, por viver solto na natureza. Na noite de segunda-feira (16), Elisa relata que ouviu um tiro. 

No dia seguinte, ela encontrou somente uma poça de sangue próximo ao açude nas proximidades. Ela acredita que Nicanor foi morto neste local. “Eu considerava ele como meu filho, foi uma parte de mim que foi, o Caminhos do Morango não vai ser mais o mesmo, entendeu? Porque falta alguma coisa aqui, agora”, relatou Elisana ao jornal.

Caçar capivara é crime

A capivara é uma espécie nativa brasileira, protegida pela constituição federal e outras legislações. É proibida a caça, captura, abate, transporte ou manipulação de qualquer indivíduo da fauna silvestre em vida livre. A pena para o crime pode chegar a um ano de prisão.