Cabo Verde será o primeiro país a batizar estádio com nome de “Rei Pelé”

Foto: Divulgação/SantosFC

Após o presidente da Fifa, Gianni Infantino, sugerir que cada país do mundo da bola batizasse um estádio de futebol com o nome de “Rei Pelé” em homenagem ao eterno jogador, o país Cabo Verde acatou ao pedido e vai ser o primeiro a fazer a homenagem.

A informação veio do primeiro-ministro do país, José Ulisses Correia e Silva, nesta quarta-feira (4). O estádio escolhido foi o Nacional de Cabo Verde.

“Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e em todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações. Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear nosso estádio nacional, como ‘Estádio Pelé’”, disse José Ulisses Correia e Silva.

A ideia surgiu por parte de Infantino durante o velório de Pelé, que foi encerrado na última terça-feira (3). “Com muita emoção, tristeza, mas também com sorriso porque ele nos deu muitos sorrisos. Como Fifa, vamos homenagear o “Rei” e pedimos para que o mundo inteiro respeite um minuto de silêncio. Vamos pedir para que todos os países do mundo tenham pelo menos um estádio com o nome do Pelé, para que as crianças saibam a importância dele”, afirmou Infantino.

Veja a manifestação do primeiro-ministro de Cabo Verde 

“Cabo Verde e Brasil têm uma história e cultura que andam de mãos dadas, considerando que são dois países irmãos, ligados pela língua e por identidades muito similares.

E com o desaparecimento físico de Edson Arantes de Nascimento, O Rei Pelé, nascido cidadão brasileiro, ele que cedo se transformou numa figura planetária, ícone de massas demonstrando que o Desporto tem o poder de unir o mundo, agora é nosso desejo homenagear-lhe.

Pelé foi e será sempre uma referência no Brasil, na nossa lusofonia e todo resto do mundo, sendo um ídolo que liga várias gerações.

Como homenagem e reconhecimento a esta figura que nos engrandece a todos, manifesto a intenção de nomear o nosso estádio nacional, como “Estádio Pelé”, numa iniciativa ao qual, acredito, que vários países pelo mundo nos acompanhará.

Já comunicamos à FIFA a nossa intenção, por ter sido essa instituição a lançar o repto e almejamos poder concretizar brevemente este ato simbólico. Gostaríamos de ouvir a sua opinião”, disse o primeiro-ministro de Cabo Verde.

Homenagem a Pelé na sede da Fifa

Além do Estádio Nacional de Cabo verde, a Fifa anunciou na sequência a alteração no nome do estádio de sua sede. Até então nomeado como “Home of Fifa in Zürich” (“Casa da Fifa em Zurique”) passará a se chamar “Estádio Pelé – Fifa Zurique“, em homenagem ao Rei.

“O mais importante é prestar homenagem ao Rei Pelé, e embora eu humildemente tenha sugerido que em todas as nossas 211 associações membros pelo menos um estádio ou local de futebol tenha o nome dele, daremos o exemplo dando o campo em nossa sede o nome ‘Estádio Pelé – Fifa Zurique'” – anunciou o presidente da federação, Gianni Infantino.