17 mil frangos morrem de calor durante queda de energia em aviário de Santa Cruz do Sul

17 mil frangos morrem de calor durante queda de energia em aviário de Santa Cruz do Sul
(Créditos: Arquivo/ Agência Brasil)

Cerca de 17 mil frangos morreram em uma propriedade rural de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, durante queda de energia. O fato ocorreu no último domingo (1), na localidade de São José da Reserva, porém, o registro na polícia foi feito nesta terça (3).

Segundo o dono da propriedade, o avicultor Roque Kreutz, o desabastecimento ocorreu por volta das 7h30min, após falha em um transformador. A energia retornou quase dez horas depois, às 18h, mesmo com a RGE sendo avisada sobre o problema, ainda pela manhã.

Durante o desabastecimento, mesmo com a utilização de um gerador para resfriar o ambiente, de mais de 2 mil metros quadrados, parte dos 40 mil animais não resistiu ao calor.

Tu viu?

Esquema especial de transporte e alteração no trânsito: saiba mais sobre a apresentação de Suárez
Posto de São Leopoldo é autuado por preço abusivo do litro da gasolina

Não estava chovendo, nem havia ventos fortes, não tinha um grande acontecimento que justificasse a queda – afirmou Kreutz à GZH

Prejuízo

De acordo com o avicultor, que registrou ocorrência na polícia, o prejuízo contabilizado é de aproximadamente R$ 20 mil. Segundo Kreutz, as aves estavam prontas para o abate e seriam entregues à transportadora no dia seguinte.  

Resposta da RGE

Em nota, a RGE disse que o problema aconteceu devido a um evento climático que atingiu a região do Vale do Rio Pardo, na noite anterior. Ao contrário do que disse o produtor, a concessionária de energia afirmou ter tido conhecimento da falta de luz na região apenas no início da tarde. A companha afirma que o abastecimento foi retomado por volta das 17h30min.