(Créditos: Arquivo/ Agência Brasil)
Cerca de 17 mil frangos morreram em uma propriedade rural de Santa Cruz do Sul, no Vale do Rio Pardo, durante queda de energia. O fato ocorreu no último domingo (1), na localidade de São José da Reserva, porém, o registro na polícia foi feito nesta terça (3).
Segundo o dono da propriedade, o avicultor Roque Kreutz, o desabastecimento ocorreu por volta das 7h30min, após falha em um transformador. A energia retornou quase dez horas depois, às 18h, mesmo com a RGE sendo avisada sobre o problema, ainda pela manhã.
Durante o desabastecimento, mesmo com a utilização de um gerador para resfriar o ambiente, de mais de 2 mil metros quadrados, parte dos 40 mil animais não resistiu ao calor.
Tu viu?
Esquema especial de transporte e alteração no trânsito: saiba mais sobre a apresentação de Suárez
Posto de São Leopoldo é autuado por preço abusivo do litro da gasolina
Não estava chovendo, nem havia ventos fortes, não tinha um grande acontecimento que justificasse a queda – afirmou Kreutz à GZH.
Prejuízo
De acordo com o avicultor, que registrou ocorrência na polícia, o prejuízo contabilizado é de aproximadamente R$ 20 mil. Segundo Kreutz, as aves estavam prontas para o abate e seriam entregues à transportadora no dia seguinte.
Resposta da RGE
Em nota, a RGE disse que o problema aconteceu devido a um evento climático que atingiu a região do Vale do Rio Pardo, na noite anterior. Ao contrário do que disse o produtor, a concessionária de energia afirmou ter tido conhecimento da falta de luz na região apenas no início da tarde. A companha afirma que o abastecimento foi retomado por volta das 17h30min.