Após temporal, Harmonia decreta situação de emergência por conta dos estragos

Foto: Matheus Klassmann / Divulgação

No início da tarde de hoje (30) a prefeitura Harmonia, no Vale do Caí, decretou situação de emergência em virtude do temporal que atingiu o município no último sábado (28). A intensidade dos ventos causaram estragos semelhantes dos registrados em Taquara, com destelhamento e queda de árvores. Com o decreto, o Executivo agora buscará auxílio dos governos estadual e federal.

Localizado a 65 quilômetros de Porto Alegre, Harmonia conta com cerca de quatro mil habitantes. De acordo com informações locais, o temporal começou às 14h30 e durou cerca de cinco minutos, mas bastou esse tempo para deixar um rastro de destruição na pequena cidade. 

Cerca de 80 casas foram tiveram o telhado arrancado com a força do vento. Também entre os prejuízos, houve a destruição completa do ginásio da escola estadual Jacob Hoff, que fica na região central do município, e o destelhamento da sede da Associação Cultural, Artística e Esportiva Educando para o Futuro de Harmonia.

Confira alguns registros de como ficou a cidade

O que aconteceu?

De acordo com a MetSul Meteorologia, as evidências preliminares apontam que o evento severo de vento em Harmonia se tratou de uma corrente descendente de vento violenta localizada, uma micro-explosão ou downburst, em situação semelhante ao que atingiu o município de Taquara na semana passada. O fenômeno é caracterizado por rajadas de vento repentinas que variam de 100 a 200 km/h. 

De acordo com os especialistas, a tempestade severa foi localizada numa tarde em que a temperatura foi extremamente alta na região antes da chegada da chuva. Estações meteorológicas particulares de cidades próximas indicaram máximas de 39,8ºC em Montenegro, 38,7ºC em Teutônia, 38,3ºC em Lajeado e 38,2ºC em Feliz.

Com o calor de intenso a extremo nos vales, nuvens muito carregadas de grande desenvolvimento vertical do tipo Cumulonimbus (Cb) se formaram com pancadas de chuva e temporais isolados, com nível destrutivo.

Decreto

De acordo com uma nota da prefeitura, a justificativa para o decreto tem base nos danos humanos, ambientais e materiais, bem como, os prejuízos econômicos e sociais causados pelo vendaval. Com isso, o Município fica autorizado a tomar diversas medidas para amenizar a situação de moradores e da cidade.

“São prejuízos incalculáveis deixados por toda a cidade, por isso, estamos decretando situação de emergência. Esse é o primeiro passo para que a gente consiga acesso a recursos e políticas públicas que auxiliem a comunidade daqui para frente” – explica o prefeito, Ernani Forneck.