Transporte de animais em ônibus será liberado em Caxias do Sul

Transporte de animais em Caxias do Sul será liberado após regulamentação da prefeitura. Nova lei deve entrar em vigor após o mês fevereiro
Foto: Divulgação/PMC

O projeto de lei que permite o transporte de animais de estimação nos ônibus foi sancionado pelo prefeito de Caxias do Sul nesta segunda-feira (26). O texto, que foi aprovado pela Câmara de Vereadores, permite, em veículos coletivos, o transporte de animais de pequeno e médio porte. Antes, o transporte de animais era proibido por uma lei complementar de dezembro de 2020.

Tu viu?

Divórcios no RS caem cerca de 5% após fim do isolamento social

Miguel e Helena foram os nomes mais registrados no RS em 2022

A proposição do vereador Maurício Scalco passará agora por regulamentação. Após essa etapa, o poder Executivo encaminhará novamente ao Legislativo. A lei de regulamentação deve ser encaminhada em fevereiro para a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul. O parlamentar municipal disse que a proposta foi amplamente debatida com a concessionária do transporte e também com Conselho Municipal de Mobilidade, que voltarão a ser consultadas para a definição da regulamentação legal.

“É um avanço, considerando que animais domésticos já podem ser levados para shoppings e ser transportados via aérea. Sempre com a preocupação de preservar a segurança e a saúde pública”, acrescentou o prefeito Adiló Didomenico.

Projeto de lei defende o transporte de animais

Conforme o projeto, atualmente a estimativa é de que quase 50 milhões de domicílios brasileiros contam com a presença de animais domésticos, demonstrando a importância dos “pets” perante a população. O texto afirma ainda que surge, ao mesmo tempo, a necessidade de aumento do segmento de mercado denominado “Pet Serv”.

Este segmento é voltado para animais de estimação, que levam ao banho e tosa e outros serviços veterinários. Nesse contexto, a proposta defende que as opções de transporte que o cidadão pode optar por pagar, certamente é o transporte coletivo urbano. Que seria a opção mais barata no município.