Morre, aos 74 anos, o ator Pedro Paulo Rangel, o eterno Calixto de “O Cravo e a Rosa”

Foto: Reprodução

Conhecido por dar vida a personagens engraçados e irreverentes, morreu na madrugada desta quarta-feira (21), aos 74 anos, o ator Pedro Paulo Rangel. Ele estava internado na Centro de Tratamento e Terapia Intensiva (CTI) da Casa de Saúde São José, no Rio de Janeiro, tratando uma descompensação do quadro de enfisema pulmonar, doença conhecida popularmente como DPOC desde o dia 30 de novembro. A causa da morte foi insuficiência respiratória.

O ator será velado hoje (22) no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A ocasião será aberta ao público e começa às 10h, seguindo até 13h. Após a cerimônia de despedida, ele será cremado no Cemitério da Penitência. Este evento será fechado somente para familiares e amigos, 

Tu viu?

Piscinas públicas de Porto Alegre têm abertura prevista para esta quinta
Bar na França viraliza ao pedir para clientes limparem os pés em camisa do Messi

A internação deste mês havia sido apenas uma das sucessivas vezes que precisou de tratamento intensivo por conta da doença. No dia 11 de dezembro, Rangel chegou a ser entubado, mas apresentou uma melhora no dia 14, sendo retirado os sedativos. Anteriormente, em meados de novembro, hospitalizado, o ator compartilhou uma foto através de suas redes sociais, quando contou que passou um período no CTI.

Trajetória

Pedro Paulo Rangel iniciou sua carreira como ator em 1968, quando participou de seu primeiro espetáculo teatral profissional, na peça Roda Viva, de Chico Buarque. No teatro, colecionou prêmios, como o Moliére de melhor ator por A Aurora da Minha Vida, em 1982; por Machado em Cena – Um Sarau Carioca, em 1989; e em 1994, pelo monólogo O Sermão da Quarta-Feira de Cinzas.

Sua estreia na televisão aconteceu dois anos depois, quando deu vida a um garçom na novela Super Pla’, na TV Tupi. Em 1972, fez o personagem Gastão, em Bicho do Mato, e dois anos depois participou de Gabriela.

Seu desempenho lhe garantiu o primeiro papel de protagonista na novela O Noviço, interpretando Carlos. No ano seguinte, viveu o galã Dirceu, em Saramandaia. Na TV Globo também foi Adamastor, em Pedra Sob Pedra, e atuou em produções de sucesso como Vale tudo (1988), A Indomada (1997), A Muralha (2000) e O Cravo e a Rosa (2000-2001) onde se destacou vivendo o papel de Calixto.

Pedro Paulo Rangel na novela ‘O Cravo e a Rosa’. Foto: Divulgação/TV Globo

O ator também esteve no cinema, atuando em filmes como Menino do Rio (1982) e Prova de Fogo (1980). Nos últimos meses, estava em cartaz com a peça O Ator e o Lobo na Casa de Cultura Laura Alvim, no Rio de Janeiro, mas precisou cancelar a temporada por conta da doença.

Homenagens

Logo nas primeiras horas da manhã de hoje, artistas prestaram suas homenagens à Pedro Paulo Rangel através de suas redes sociais. Veja algumas: