Conmebol divulga novo ranking de clubes para definir os cabeças de chave da Libertadores 2023

Foto: Divulgação/Conmebol

A Conmebol divulgou nesta sexta-feira (16) um novo ranking dos clubes da América do Sul, que pode definir as equipes cabeças de chave da próxima edição da Libertadores. Entre os três primeiros, está o River Plate em primeiro lugar e logo atrás, os brasileiros Palmeiras (2º) e Flamengo (3º). O Grêmio se encontra na quinta posição e o Inter em 18º.

Na postagem divulgada no Twitter a entidade divulgou um top 30 das equipes, que conta com outros seis brasileiros (Athlético, São Paulo, Santos, Atlético-MG, Corinthians e Cruzeiro). O ranking é feito através de dois critérios. O histórico na Copa Libertadores e na Sul-Americana e a performance recente nas duas competições. 

A colocação dos clubes no ranking tem influência no sorteio das competições organizadas pela Conmebol. Desta forma, é provável que os cabeças de chave da próxima edição da Libertadores, devem ser, River Plate, Palmeiras, Flamengo, Boca Juniors, Nacional-URU, Athletico-PR, Independiente Del Valle e Olímpia.

Como o Internacional não é cabeça de chave, a equipe vai enfrentar algum desses times na fase de grupos do torneio continental. O Grêmio mesmo estando a frente no ranking, não vai participar da próxima edição do torneio.