CBF anuncia calendário de futebol feminino 2023: Grêmio, Inter e Juventude são os representantes do estado

Foto: Thais Magalhães/CBF

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou o calendário nacional das competições de futebol feminino de 2023. Ao todo, serão seis competições durante o ano, que conta ainda com a Copa do Mundo Feminina.

Tu Viu?

Bar na França viraliza ao pedir para clientes limparem os pés em camisa do Messi

Superaquecimento em celular provoca incêndio em residência de Estrela

As competições se dividem entre a categoria profissional e de base. O calendário inicia no dia 05 de fevereiro e se estende até o dia 25 de novembro, sofrendo uma paralisação entre os dias 20 de julho até o dia 20 de agosto (período do mundial). Confira as datas das competições:

Profissional

Supercopa Feminina – 05/02 até 12/02

Na edição de 2022, participaram um total de 8 clubes que competiram no formato de mata-mata. Caso siga os mesmos moldes da edição anterior, Internacional e Grêmio (que ficou com o vice-campeonato) devem ser os representantes gaúchos na competição.

Brasileirão Feminino Neoenergia – 26/02 até 17/09

A primeira fase da competição é formada por 16 clubes que se enfrentam em turno único. Os 8 melhores colocados se classificam para as quartas de final. A dupla Gre-Nal serão os representantes do estado.

Brasileirão Feminino Binance A2 – 14/04 até 08/07

Disputada por 16 clubes divididos em 4 grupos, a competição não conta com nenhum clube do RS. Os dois melhores de cada grupo avançam para as quartas de final, enquanto os clubes entre as quatro piores campanhas serão rebaixados.

Brasileirão Feminino Binance A3 – 14/04 até 24/06

Composto por 28 equipes, o torneio já inicia no formato de mata-mata. O Juventude é a única equipe gaúcha na categoria.

Categorias de base

Brasileirão Feminino Sub-20 – 08/03 até 21/06

Com mudanças na organização em comparativo com o torneio de 2022, agora a competição contará com 20 clubes (4 a menos) e não será sediado em um lugar específico. Juventude, Grêmio e Internacional estão entre os participantes.

Brasileirão Feminino Sub-17 – 04/11 até 25/11

Com 16 equipes disputando o torneio no mês de novembro, o Internacional é o atual campeão e busca o bicampeonato, enquanto o Grêmio vai atrás do título inédito.