Gauchão, Série A2, Copa FGF e Terceirona: veja o calendário 2023 do futebol gaúcho

veja o calendário 2023 do futebol gaúcho
(Foto: Divulgação/FGF)

Foi quase no apagar das luzes, desta terça-feira (29), que a Federação Gaúcha de Futebol, a FGF, divulgou o calendário 2023 das competições que levam o selo 100% gaúchas. Recopa, Gauchão, Divisão de Acesso, Copa FGF e Série B farão a bola rolar de 17 de janeiro a 10 de dezembro.

Recopa Gaúcha (17/01)

A Recopa Gaúcha vai abrir o ano de futebol no Rio Grande do Sul, repetindo o cronograma de 2020, última vez que foi disputada em janeiro.

Com isso, Grêmio e São Luiz se enfrentarão no dia 17 de janeiro, em jogo único, com horário ainda a definir, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre

Gauchão (21/01 a 09/04)

Em 15 datas, o Campeonato Gaúcho terá sua primeira rodada no terceiro final de semana de janeiro.

O regulamento se mantém o mesmo em relação à última edição, com a inversão do mando de campo dos jogos na fase classificatória. Participam desta edição: Aimoré, Avenida, Brasil-Pel, Caxias, Esportivo, Grêmio, Internacional, Juventude, Novo Hamburgo, São José, São Luiz e Ypiranga.

Série A2 (16/04 a 27/08)

Já a Divisão de Acesso de 2023 terá suas partidas espalhadas por 20 datas. Participam da competição 16 clubes. Além dos remanescentes Veranópolis, Glória, Passo Fundo, Gaúcho, Brasil de Farroupilha, Tupi, Santa Cruz, Pelotas, Lajeadense, Inter-SM, São Gabriel e Guarani-VA, juntam-se à lista Guarany de Bagé e União Frederiquense. Além deles, também entram Monsoon e Bagé, que conquistaram o acesso em 2022.

O Congresso Técnico da competição está marcado para acontecer em Janeiro.

Copa FGF (08/06 a 26/10)

Com calendário previsto para quatro meses de competição, a tradicional Copinha também já tem data para iniciar, em 8 de junho. Neste caso, os clubes manifestam interesse cerca de dois meses antes, logo, o cronograma pode sofrer alterações diante da quantidade de equipes participantes.

Série B (21/09 a 10/12)

A famosa Terceirona Gaúcha, assim como o Gaúchão, contará com 15 datas e, ao contrário da edição desse ano, começará no meio da Copa FGF.

Devem competir Sapucaiense, PRS, Riopardense, União Harmonia, Rio Grande, Riograndense, Farroupilha, São Borja, Elite, Atlético Carazinho, Santo Ângelo, Gramadense, Garibaldi e Marau. Junta-se a eles as duas equipes rebaixadas em 2022, caso de São Paulo-RG e Cruzeiro-POA.

O Congresso Técnico da Série B do Gauchão ainda não tem nada para acontecer.