Tim vai desligar clientes inativos recebidos da Oi

Operadora Tim vai desligar linhas inativas que foram compradas da Oi.
(Imagem: Tim/ Divulgação)

Os clientes da Oi Móvel, recebidos pela operadora TIM após a compra da empresa, serão desligados a partir deste mês. A medida serve para clientes inativos, e tem previsão de ser concluída no início do próximo ano. A informação foi divulgada pelo presidente da TIM, Alberto Griselli, em entrevista para a plataforma de vídeos do Estadão

Tu Viu?

São Paulo x Inter: escalações, arbitragem e como acompanhar
Tite anuncia convocados para a Copa do Catar

Segundo Griselli, os clientes inativos serão cancelados.

” O racional é simples: nossa política de cancelamento de clientes é diferente da Oi. Para nós, não faz o menor sentido manter na base quem não usa a linha, não faz recarga, nem gera valor”, destacou.

Conforme o presidente, o número exato de desconexões não foi revelado, mas será significativo. Ele informa, ainda, que a TIM recebeu um total de 17 milhões de acessos vindos da concorrente.

“A Vivo já fez, e nós também vamos fazer. Esse cliente não gera receita, nem cobre os custos de manutenção na base”, afirmou Griselli.

Vivo desliga 3 milhões de linhas da Oi Móvel

A Vivo recebeu 10,5 milhões de clientes de 11 diferentes DDDs da Oi Móvel. Desse total, a operadora desativou, durante o 3º trimestre de 2022, 3 milhões de linhas consideradas inativas, com origem da concorrente.

Dos chips cancelados, 2,2 milhões utilizam planos pré-pagos, enquanto 797 mil se enquadravam na categoria pós-paga.

Critérios para desligamento da Tim

Conforme a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), os cortes devem seguir alguns critérios, como:

 – Usuários que não fazem ou recebem chamadas;

 – Usuários que não fazem recargas;

 – Usuários que não pagam fatura e outras variáveis.

Entenda a compra da Oi Móvel pela Tim

A venda da Oi Móvel para as operadoras TIM, Vivo e Claro foi concluída em 20 de abril de 2022. O anúncio aconteceu após as operadoras cumprirem vários requisitos exigidos pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). As três operadoras realizaram o pagamento em conjunto de R$ 16,5 bilhões. Entretanto, Vivo, TIM e Claro acusam a Oi de aumentar a base, com a inclusão de usuários inativos. A Oi nega, e detalha que o critério para desligar usuários varia em cada operadora.