Marcelo Pitol cancela aposentadoria e é anunciado no Xavante

Marcelo Pitol cancela aposentadoria e é anunciado no Xavante
(Foto: Assessoria GEB)

O ano do Marcelo Pitol está movimentado. Após se despedir dos gramados, concorrer a deputado estadual, e não se eleger, o goleiro foi anunciado pelo Brasil de Pelotas, na noite desta segunda-feira (14). Aos 40 anos, o atleta voltará a defender a meta do time do Sul do Estado, onde teve boas atuações.

Em abril, o goleiro, que começou sua carreira aos 14 anos nas categorias de base do Grêmio, anunciou a aposentadoria. Mesmo com contrato com o Caxias até o final da Série D do Campeonato Brasileiro deste ano, o jogador entendeu que era o momento ideal para deixar a profissão que o fez passar por 20 clubes, ao longo da carreira.

Trajetória de Marcelo Pitol

A lista de clubes defendidas pelo arqueiro é longa. Entre eles, estão Grêmio, XV de Novembro-RS, Juventude, Brasil-Pel, Náutico, Ulbra (Canoas), Santa Cruz-RS, Joinville, Icasa, Ypiranga-RS, São Bernardo, Vila Nova-GO, Itumbiara, Aimoré, Glória, Sampaio Corrêa, Caxias e Boavista.

O jogo de despedida aconteceu em abril deste ano. De um lado, os amigos de Pitol, e do outro, os amigos do maestro Douglas, ídolo do Grêmio. A partida reuniu torcedores no estádio Centenário, em Caxias do Sul, na Serra, para se despedir de um dos atletas vitoriosos com a camisa Grená, clube onde coleciona 150 jogos, divididos em duas passagens.

Marcelo Pitol na Política

Desde o anúncio do adeus aos gramados, iniciaram as especulações sobre uma possível candidatura política do jogador. Após alguns meses curtindo a aposentadoria, filiou-se ao União Brasil, e foi candidato a deputado estadual nas eleições de outubro. Ele somou 5.343 votos, e ficou longe de se eleger.

De volta ao futebol

E como dizem que o futebol é um vício, nesta segunda-feira, o goleiro foi anunciado pelo Brasil de Pelotas. Na Região Sul ele dispensa apresentações, afinal, foram 80 jogos com a camisa rubro-negra. Agora, volta ao time para buscar bons resultados no Campeonato Gaúcho, além de fazer com que o time volte aos dias de glória no Campeonato Brasileiro.

Entre os anos de 2017, ainda emprestado pelo Caxias, e 2018, Pitol foi titular absoluto e participou de anos sólidos do time na Série B do Brasileirão.

Mais reforços do Xavante

Além de Pitol, o Rubro-Negro anunciou outros jogadores. É o caso do goleiro Marcelo, cria da base Xavante, e titular em jogos da Série B e C pelo Brasil. Ele estava emprestado ao Fortaleza, e deve se apresentar em dezembro.

Além dos arqueiros, outro nome conhecido pelo torcedor foi apresentado. Trata-se Rafael Dumas, que tem passagem pelo Brasil em 2018.

Já nos primeiros dias de novembro, o Xavante anunciou a contratação do volante Amaral, do lateral-esquerdo Rennan Siqueira, e do lateral-direito Luís Gustavo.

A pré-temporada da equipe, comandada pelo técnico Rogério Zimmermann, começou nesta terça-feira (15), com atividades restritas à comissão técnica e aos atletas. Além do treinador, a comissão é composta pelo auxiliar Gustavo Papa e pelo preparador físico João Beschroner.