Keiller, do Inter, é o goleiro que passou mais tempo sem sofrer gol no Brasileirão de 2022

O Inter encerrou sua participação no Brasileirão 2022 neste domingo (13) sendo o vice-campeão. Com apenas cinco derrotas na competição e 20 vitórias, o time de Mano Menezes somou 73 pontos e garantiu sua melhor campanha na história dos pontos corridos com 20 times. 

Apesar de não ter conquistado seu primeiro Brasileirão no atual formato, a equipe colecionou bons momentos e um dos responsáveis pela campanha foi o goleiro Keiller que assumiu a posição na metade da competição.

O arqueiro recebeu oportunidade no time após a lesão de Daniel e no período de 12 jogos em sequência, não sofreu gols em mais da metade. Nas 12 partidas disputadas, Keiller levou apenas seis gols em cinco jogos. O atleta de 26 anos foi o goleiro que ficou mais partidas sem sofrer revés.

Além disso, dos 12 jogos no gol Colorado, o jogador operou 37 defesas e manteve um aproveitamento de 86% de bolas defendidas. Nas mesmas 12 partidas, a equipe só foi derrotada uma vez (contra o América-MG), venceu oito e empatou três.

Aproveitamento do Inter cresce sem Edenilson

Outro fator que também chama atenção na campanha de vice, foi a invencibilidade quando o volante Edenilson não esteve em campo. Muito contestado pela torcida, o jogador perdeu espaço entre os titulares após acusar dores musculares, na reta final do campeonato.

Dos 38 jogos da equipe no torneio, Edenilson esteve presente em 31 partidas. Sendo 14 vitórias, 12 empates e cinco derrotas. O aproveitamento é de 58%, quando o jogador esteve em campo. Já com Edenilson fora de campo, o Colorado venceu seis partidas e obteve um empate. Um aproveitamento de 90%. 

Ou seja, com o jogador fora de campo, o desempenho da equipe foi melhor e ainda se manteve invicta nas sete partidas. Porém, o número de jogos que Edenilson esteve em campo é quatro vezes maior nos compromissos que esteve ausente. Por tanto, é impossível afirmar que sem a presença do volante a equipe iria manter o mesmo desempenho.

Futuro indefinido

Com o encerramento da temporada e o desempenho mediano do volante, o futuro de Edenilson no Inter é incerto. Segundo o jornalista, João Batista Filho, o jogador deve estar de saída do clube. 

Entretanto, como o contrato do camisa 8 é válido até 2024, é necessário que o jogador se envolva em uma negociação para evitar que o Colorado pague uma rescisão contratual ao atleta. Ainda segundo JB Filho, Edenilson entende que seu ciclo no clube já encerrou e o desejo de sua saída é das duas partes.