Ídolo do Grêmio e Palmeiras, Felipão anuncia aposentadoria; relembre a trajetória pelas duas equipes

Chegou ao fim a carreira de um dos maiores comandantes do futebol brasileiro. Aos 74 anos de idade, Luiz Felipe Scolari anunciou sua aposentadoria da função de treinador e deve continuar como diretor técnico no Athletico-PR. Sua despedida dos gramados ocorreu na vitória de 3 a 0 diante do Botafogo, conquistando a classificação direta na fase de grupos da Libertadores.

Eternizado como treinador do Penta, o gaúcho de Passo Fundo iniciou sua carreira como treinador no CSA, no ano de 1982. Apesar de ter passado por diversos clubes brasileiros e internacionais (chegando a comandar o Chelsea em 2008), seu nome entrou para a história principalmente pelos títulos conquistados em suas passagens por Grêmio e Palmeiras.

Pelo Tricolor gaúcho, o comandante soma um total de quatro passagens. Chegou no clube pela primeira vez em 1987, com apenas 38 anos de idade, para a disputa do segundo turno do Gauchão. Após a conquista do estadual, deixou a equipe no final da temporada e retornou em de 1993, quando permaneceu por quatro temporadas e conquistou quase todos os títulos possíveis (veja lista abaixo). Depois, retornou ao clube apenas em 2014 e, mais recentemente, também em 2021. Na história do Grêmio, ultrapassou o treinador Oswaldo Rolla e se tornou o segundo técnico com mais partidas comandando a equipe, com 385 jogos, atrás apenas de Renato Portaluppi. 

Já na equipe paulista, Felipão teve sua primeira passagem em 1997, quando engatou uma sequência de quatro temporadas seguidas marcadas por títulos, como a inédita Libertadores. O treinador ainda teve mais duas passagens pelo clube, em 2010, quando conquistou uma Copa do Brasil de forma invicta, e em 2018, quando venceu o Brasileirão com 23 rodadas de invencibilidade. Pelo Palmeiras, Luiz Felipe Scolari também é o segundo treinador com mais partidas à frente do clube, comandando o Verdão em 484 jogos.

Confira a lista dos principais títulos conquistados nas duas equipes:

Grêmio

  • Estaduais: 1987, 1995 e 1997
  • Copa do Brasil: 1994
  • Campeonato Brasileiro: 1996
  • Copa Libertadores: 1995
  • Recopa Sul Americana: 1996 

Palmeiras

  • Taça Rio-São Paulo: 2000
  • Copa do Brasil: 1998 e 2012
  • Campeonato Brasileiro: 2018
  • Copa Libertadores: 1999
  • Copa Mercosul: 1998

Ao anunciar a aposentadoria como treinador, Felipão ainda comentou em coletiva que o desejo de sua família era de que se aposentasse por completo, mas o treinador confessou não estar preparado para largar o mundo do futebol. Assumindo a função de diretor técnico para próxima temporada, o auxiliar Paulo Turra passa a ser o técnico do Athletico Paranaense .

Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA