Festival de destilados vai até domingo no Cais de Porto Alegre

Cais Embarcadero recebe o festival de destilados neste final de semana

Nove cachaçarias estarão mostrando todo o sabor do destilado de cana e derivados em um dos lugares mais bonitos da capital gaúcha, neste final de semana. As bebidas produzidas em solo gaúcho marcam presença no Alambique Embarcadero, um evento no gramado central do Cais Embarcadero, em Porto Alegre. A programação do festival de destilados iniciou na quinta-feira (10) e segue até domingo (13), sempre das 14h às 21h, com entrada gratuita. A expectativa é receber 30 mil pessoas nos estandes, onde as marcas devem apresentar o processo de fabricação e oferecer a degustação de cerca de cem rótulos. 

A cidade da cachaça está representada no festival

Três empresas participantes do festival têm algo em comum, além do destilado de cana. Weber Haus, Casa Buchmann e Cachaçaria Bockorny são de Ivoti, que detém o título de 3ª cidade do Brasil com o maior número de marcas e registros de cachaças. Durante os dias de evento, a Prefeitura de Ivoti também marca presença com a exposição e venda de produtos. O momento também será de divulgação do 2º Festival da Cachaça de Ivoti, marcado para os dias 4, 5, 6, 11, 12 e 13 de agosto de 2023. “É mais uma oportunidade para levarmos o nome da cidade e seus principais atrativos a novos públicos, além de valorizarmos empreendimentos locais”, pontua a diretora de Turismo de Ivoti, Raiama Trenkel.

Confira os nove alambiques participantes do festival de destilados: 

4D Destilaria

É uma destilaria do 4Beer, a primeira brewstillery de Porto Alegre. Conta com destilados clássicos e releituras produzidas de forma artesanal. A especialidade da casa é o Gin, que conta com uma nova linha de infusões. 

De Arcanjo 

A empresa produz a Água de Arcanjo, um destilado premium, de forma artesanal, com destilação em alambique de cobre, em Maquiné, no litoral gaúcho. Eles utilizam cana-de-açúcar plantada no solo da Mata Atlântica, que traz mais qualidade ao aroma e sabor ao destilado.

Weber Haus

A destilaria foi construída em 1948, em Ivoti, e o negócio passou de pai para filhos. Com uma produção anual de 550.000 litros/ano, a destilaria é detentora de mais de 150 premiações ao redor do mundo. Utilizam matéria-prima 100% orgânica, cana-de-açúcar cultivada sem agrotóxico e destilação em alambiques de cobre.

Casa Bucco

É uma empresa familiar que produz destilados finos, de alta qualidade, em Bento Gonçalves. São cachaças, licores, grappas e vinhos finos que já conquistaram certificações e prêmios internacionais. A cana de açúcar é cultivada de forma orgânica no vale do Rio das Antas e colhida manualmente.

Da Chica

É uma cachaça orgânica, produzida em tonéis de inox em Erechim. A empresa também conta com uma cachaça extra premium envelhecida em barris de carvalho francês, por quatro anos. A produção é de 12 mil garrafas de 500ml ao ano.

Filippini

A empresa conta com mais de sessenta produtos, entre cachaças, coquetéis, licores, vodkas saborizadas, com destaque para a linha de Cachaças Premium, produzidas em alambique próprio, na cidade de Três Arroios/RS.

Bockorny

A história da cachaçaria tem início em 1912, em Ivoti, e hoje conta com vários produtos para todos os gostos e diferentes sabores. O destaque fica com o Licor de Banana.

Velho Alambique

A família deu continuidade a uma cultura local de mais de 100 anos de tradição, elaborando as cachaças Velho Alambique e A Locomotiva, em Santa Tereza, na serra do Rio Taquari. Com canaviais próprios, a cana é colhida no ponto ideal e as moagens são feitas diariamente.

Casa Buchmann 

A empresa prima pela excelência e destaca a nobreza e finesse de seus produtos. Iniciou as atividades em 2002 e já recebeu medalha de ouro e prata no maior concurso mundial de Cachaça, em Belo Horizonte.

Onde fica o festival de destilados?

O Embarcadero foi inaugurado em maio de 2021 na avenida Mauá nº 1.050 (imediações da Usina do Gasômetro), em Porto Alegre. A área de aproximadamente 20 mil m² recebe o movimento médio estimado em 25 mil pessoas a cada fim de semana.