(Imagem: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)
O domingo (20) foi marcado pelo segundo e último dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. O exame deste ano teve uma dos maiores taxas de faltosos desconsiderando o Enem 2020, realizado durante a pandemia, registrando um índice de 32,4% de abstenção. Os gabaritos oficiais das quatro provas serão divulgados nesta quarta-feira (23), às 18h.
Mesmo com os gabaritos das provas, ainda não será possível saber qual foi a nota da prova. Isso porque o Enem utiliza como método de correção a Teoria de Resposta ao Item (TRI). As notas variam de acordo com os acertos e erros dos estudantes em cada prova.
O espelho da redação, com os detalhes das correções serão divulgados apenas em abril, junto com as notas dos participantes treineiros, ou seja, daqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio e fizeram o exame apenas para testar os conhecimentos.
A solicitação da reaplicação começa hoje e vai até sexta-feira (25). Só podem fazer o pedido estudantes que não fizeram a prova por erros de logística do Inep, avaliação errada de documentos por parte dos locais de aplicação ou inscritos que não compareceram por diagnóstico de doença infectocontagiosa, como a Covid-19, por exemplo. A reaplicação acontece nos dias 10 e 11 de janeiro.
Taxa de abstenção preocupa
Conforme dados preliminares do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o primeiro dia contabilizou 26,7% de abstenção, o equivalente a 905.752 pessoas. O percentual é maior do que o registrado em 2021, quando 26% dos inscritos deixaram de fazer a prova. O recorde é de 2020, quando 51,5% não compareceram.
Já no segundo dia de provas a taxa aumentou, chegando a 32,4%. De acordo com o Inep, 3.396.632 estudantes se inscreveram no exame – o segundo menor índice em 17 anos e 2.351.513 candidatos fizeram a prova no segundo dia – 67.64% (3.476.226) dos inscritos. Entre os presentes, 2.321.625 realizaram as provas em papel, e 29.888 em computador.
Os números oficiais foram divulgados em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (21), na sede do INEP, em Brasília.
Enem 2022: Dia 1
As questões do primeiro dia de Enem abordaram assuntos diversos, com ênfase em temas sociais. A violação do estado democrático de direito, a variação linguística em contextos sociais, o acesso à tecnologia e democratização da informação, o papel da mulher na sociedade e a falta de acesso à internet por alunos de baixa renda, apareceram entre as questões.
Os gabaritos oficiais do primeiro dia serão divulgados, no portal do Inep, até 23 de novembro de 2022.
O tema da redação não fugiu desse contexto. Os estudantes precisaram dissertar sobre os “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, tema que valeu tanto para a versão impressa, quanto para a digital.
Enem 2022: Dia 2
No segundo dia de provas os estudantes tiveram pela frente matemática e ciências da natureza. Entre as 90 questões, assuntos relacionados a testes de Covid-19 e limpeza dos ambientes durante a pandemia do coronavírus. Ainda dentro do tema, o exame citou a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Organização Mundial da Saúde (OMS). Outro tema abordado nas provas foi a prática de doping no esporte.
Uma das questões da prova de matemática tem gerado polêmica. Segundo cursos preparatórios a pergunta não apresenta uma alternativa correta. A questão citada pede para que o estudante aponte qual “expressão algébrica” representa a composição do salário de um vendedor. No enunciado, o item explica que o funcionário tem um salário formado por uma parcela fixa e também um percentual sobre as vendas. Ele aparece como 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul.
Em entrevista ao G1, cursos como Anglo, Etapa, Objetivo e a Oficina do Estudante, além da Plataforma AZ e das Escolas SEB, concordaram que não há uma resposta correta para a pergunta dentro das alternativas apresentadas. A resposta foi unânime, um erro de digitação por parte do INEP pode ter sido a motivação e a questão deve ser anulada.
“Ao invés de 625 + 5 q, que seria uma das alternativas, deveria ser 675, que inclusive é o mesmo valor que está no próprio enunciado”, explicou o diretor de ensino e inovações do SAS Plataforma de Educação, Ademar Celedônio.
O gabarito extraoficial do segundo dia pode ser conferido aqui.
Acessibilidade
Nesta edição, 35.974 participantes solicitaram atendimento especializado para a prova. Essa opção é destinada a pessoas que se enquadram em alguma das 17 condições que dão direito a recursos de acessibilidade. Participantes com déficit de atenção (10.481), baixa visão (5.570) e deficientes físicos (4.573) foram os que marcaram presença em maior número.
O Enem
O Enem é a principal porta de entrada para o Ensino Superior no Brasil. Com a nota do exame, os estudantes tentam vagas em universidades públicas através Sistema de Seleção Unificada (Sisu), bolsas integrais na rede privada pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e financiamento pelo Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies).
Este ano, segundo o Governo Federal, o Enem 2022 será aplicado em 1,7 mil cidades do País, para cerca de 3,4 milhões de candidatos. No Rio Grande do Sul, 146,7 mil inscritos farão a prova.
PROVAS
13 de novembro | 20 de novembro |
45 questões de linguagens | 45 questões de matemática |
45 questões de ciências humanas | 45 questões de ciências da natureza |
Redação |
O que levar para o Enem?
Documento de identificação com foto, como Identidade, CNH, e- título e RG digital; |
Caneta esferográfica preta em material transparente; |
Cartão de confirmação da inscrição; |
Lanche e água em garrafa transparente e sem rótulo; |
Máscara (não é obrigatório nos estados e municípios onde o uso em locais fechados é facultativo); |
Álcool em gel; |
Tem que usar máscara?
Nas duas últimas edições, o uso de máscara era obrigatório. Entretanto, para este ano, não é mais exigido nos estados e municípios onde é liberado em locais fechados, como o Rio Grande do Sul.
Candidatos com sintomas de doenças, no dia das provas, podem solicitar a reaplicação do exame nos dias 10 e 11 de janeiro. O pedido deve ser feito na Página do Participante, em até cinco dias após o último dia de prova, e é necessário comprovar a doença através de documento médico, assinatura e a identificação do profissional, assim como registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) e data do atendimento.
Não pode usar no Enem
– Telefones celulares, calculadoras, e qualquer outro dispositivo eletrônico;
– Óculos escuros, gorros, chapéus, viseiras e bonés.
Horários
13 de novembro
– Portões abrem às 12h
– Fechamento dos portões às 13h
– Início das provas: 13h30
– Término das provas: 19h
20 de novembro
– Portões abrem às 12h
– Fechamento dos portões às 13h
– Início das provas: 13h30
– Término das provas: 18h30
Porto Alegre tem esquema especial de ônibus para o Enem
A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) anunciou o reforço nos ônibus nos dias do Enem, nas rotas que passam pelos locais de prova onde há grande número de candidatos. O cartão TRI dos estudantes estará liberado nesses dias de provas, porém, com a isenção conforme com a categoria de cada usuário.
Os três locais com mais candidatos na Capital em 2022
PUCRS (7.069 candidatos)
– As linhas T1, T4, T12/T12A e 353 da Carris vão circular com veículos articulados entre 11h30 e 12h.
Linhas que atendem o local: 343/353/T1/T4/T9/T12/T12A.
Uniritter Campus Fapa, Manoel Elias (1.439 candidatos)
– Será colocada uma viagem extra na linha 656 Passo das Pedras Fapa.
Linhas que atendem o local: 656/B55/494.4/495.1.
Uniritter Orfanotrófio (237 candidatos)
– O local tem menos candidatos do que em anos anteriores, mas, mesmo assim, foi programado reforço.
Linhas que atendem o local: 263.1/263.2/C80.