Tenente-Coronel Zucco (Republicanos) é o deputado federal mais votado no RS

Tenente-Coronel Zucco é o deputado federal mais votado no RS
Zucco (Republicanos) foi o deputado federal mais votado no RS. (Imagem: Divulgação/ALRS)

O candidato do Republicanos, Tenente-Coronel Zucco,  é o deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul, neste domingo (02). Aos 48 anos, o militar foi eleito com 259.023 votos.

“Estou muito feliz, não esperava tamanha votação. Isso me enche ainda mais de responsabilidade. Trabalhamos muito, com muito afinco. O voto é a esperança de cada cidadão gaúcho, então pretendo honrar cada um dos 259.023 gaúchos que votaram em mim”, disse após o resultado da votação.

Marcel Van Hattem (Novo) aparece em segundo lugar, escolhido por 256.913 eleitores.

Leia Também
Hamilton Mourão (Republicanos) é eleito senador pelo RS 
Veja os 55 deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Sul
Bolsonaro (PL) e Lula (PT) disputam o segundo turno pela Presidência

Luciano Lorenzini Zucco nasceu em Alegrete, na Fronteira Oeste e tem 46 anos. É oficial do Exército, graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).  Em 2018, também alcançou a maior votação do Estado, mas para deputado estadual, conquistando 166.747 votos.

Ao todo, 31 candidatos gaúchos foram escolhidos para representar o Estado na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelos próximos 4 anos. Ao menos 512 candidatos concorreram ao cargo no Rio Grande do Sul.

O que faz um deputado federal?

O deputado federal é o político responsável por propor  leis e fiscalizar o poder Executivo.  Além disso, pode sugerir mudanças na Constituição, e permitir ou rejeitar a criação de lei baseada em Medida Provisória emitida pelo presidente da República. Cabe, ainda, aos deputados federais, discutir o orçamento da União, juntamente com os senadores. É nessa ocasião em que são apresentadas as propostas de projeto para seus respectivos Estados.

A Câmara dos Deputados é composta por 513 parlamentares eleitos para representar os estados e o Distrito Federal. Cada uma das 26 federações elege quantidade de deputados proporcional à população estadual. No Rio Grande do Sul, 31 cadeiras destinadas aos deputados gaúchos.