Zucco (Republicanos) foi o deputado federal mais votado no RS. (Imagem: Divulgação/ALRS)
O candidato do Republicanos, Tenente-Coronel Zucco, é o deputado federal mais votado no Rio Grande do Sul, neste domingo (02). Aos 48 anos, o militar foi eleito com 259.023 votos.
“Estou muito feliz, não esperava tamanha votação. Isso me enche ainda mais de responsabilidade. Trabalhamos muito, com muito afinco. O voto é a esperança de cada cidadão gaúcho, então pretendo honrar cada um dos 259.023 gaúchos que votaram em mim”, disse após o resultado da votação.
Marcel Van Hattem (Novo) aparece em segundo lugar, escolhido por 256.913 eleitores.
Leia Também
Hamilton Mourão (Republicanos) é eleito senador pelo RS
Veja os 55 deputados estaduais eleitos no Rio Grande do Sul
Bolsonaro (PL) e Lula (PT) disputam o segundo turno pela Presidência
Luciano Lorenzini Zucco nasceu em Alegrete, na Fronteira Oeste e tem 46 anos. É oficial do Exército, graduado em Ciências Militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Em 2018, também alcançou a maior votação do Estado, mas para deputado estadual, conquistando 166.747 votos.
Ao todo, 31 candidatos gaúchos foram escolhidos para representar o Estado na Câmara dos Deputados, em Brasília, pelos próximos 4 anos. Ao menos 512 candidatos concorreram ao cargo no Rio Grande do Sul.
O que faz um deputado federal?
O deputado federal é o político responsável por propor leis e fiscalizar o poder Executivo. Além disso, pode sugerir mudanças na Constituição, e permitir ou rejeitar a criação de lei baseada em Medida Provisória emitida pelo presidente da República. Cabe, ainda, aos deputados federais, discutir o orçamento da União, juntamente com os senadores. É nessa ocasião em que são apresentadas as propostas de projeto para seus respectivos Estados.
A Câmara dos Deputados é composta por 513 parlamentares eleitos para representar os estados e o Distrito Federal. Cada uma das 26 federações elege quantidade de deputados proporcional à população estadual. No Rio Grande do Sul, 31 cadeiras destinadas aos deputados gaúchos.