Neymar vai ao tribunal em julgamento de fraude fiscal

Neymar saiu do julgamento após 1h30 de sessão

Faltando pouco mais de um mês para o início da Copa do Catar, o craque da seleção brasileira Neymar enfrentou um julgamento por fraude fiscal na Espanha. Mas, “torcedores, calma!”. O menino Ney foi dispensado pelo juiz na primeira sessão e terá que voltar em outra ocasião para prestar depoimento. O caso investiga irregularidades na contratação do jogador pelo Barcelona, há quase dez anos, quando ainda jogava no Santos. A pena é de dois anos de prisão. Nesta segunda-feira (17), ele compareceu ao tribunal ao lado dos pais, que também são processados no caso.

Tu viu?

Na justiça espanhola, Neymar, seus familiares e dirigentes estão sendo acusados de corrupção privada, mas como essa definição não existe no Código Penal Brasileiro, a defesa do atleta utiliza o fato como argumento. O julgamento vai continuar até 31 de outubro, assim, o craque terá que ficar disponível para um depoimento nas próximas duas semanas.

Neymar no tribunal: Entenda o caso

Conforme o jornal espanhol ‘El País’, a promotoria espanhola considera que o jogador brasileiro assinou “contratos simulados com o Barça, ignorando que os direitos do jogador pertenciam ao Santos e à DIS, grupo de empresários”, em 2011. Assim, os espanhóis pedem dois anos de prisão para Neymar e também o pagamento de uma multa de mais de 50 milhões de reais.
Na investigação foi constatado que o total da transação foi de 86,2 milhões de euros, e não de 57 milhões de euros, como havia revelado o Barcelona. Nesse valor a mais, estariam pagamentos por amistosos, direitos de imagem, luvas para Neymar e comissões para agentes. A DIS argumenta que estas foram manobras para reduzir o valor de sua fatia do negócio.

Juiz do caso é fã de Neymar

Após pedido da defesa do atleta, o juiz José Manuel Del Amo Sanchez concordou que a presença de Neymar no tribunal não era necessária e que ele não precisaria ficar até o final do julgamento. Ele se declarou fã de futebol e, após uma hora e meia do início da sessão, considerou o cansaço de Neymar para dispensá-lo. “Eu gosto muito de futebol. Sei que o senhor Neymar Junior ontem estava em campo pelo PSG contra o Olympique de Marselha. Sei que estava fazendo seu trabalho e marcando um gol. Portanto, está dispensado e seus advogados saberão quando ele tem que voltar”, destacou.