Aumenta a oferta de ônibus em Porto Alegre

ônibus em porto alegre
César Lopes/PMPA

Aquela função complicada, e também entediante, de aguardar o busão por muito tempo nos pontos da capital gaúcha pode ficar um pouco mais tranquila a partir desta segunda-feira (17). É que, na manhã de hoje, a prefeitura ampliou a oferta do transporte coletivo em 25 linhas nos dias úteis. Além disso, será reforçado o horário noturno e haverá incremento da oferta nos horários de pico e entrepico nas linhas de ônibus em Porto Alegre. Assim, o usuário terá mais opções para voltar do trabalho sem aperto no coletivo e também correr menos perigo durante a noite.

Tu viu?

O reforço na oferta de ônibus atende a um pedido do Sindicato da Hospedagem e Alimentação de Porto Alegre (Sindha). Conforme o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, foram realizadas análises diárias para a escolha das linhas. “Temos dialogado com comunidades e setores da sociedade para fazer as adequações necessárias. Desde abril, houve o incremento de 2.692 viagens, sendo 1.126 em dias úteis, 905 aos sábados e 661 aos domingos”, destacou.

Outra novidade nesta ampliação é que a linha R5 Rápida Ponta Grossa, que vai do centro até a zona sul, será reativada. A prefeitura informou que o retorno do itinerário foi anunciado aos moradores, no dia 5 de outubro durante o Fórum de Serviços da Região Extremo Sul, e assim, as alterações já entraram em funcionamento nesta segunda-feira (17).

Confira as alterações:

  • Linhas com ampliação de oferta nos horários de pico (6h às 9h e/ou 16h às 19h):
    111 Restinga Velha (Tristeza)
    2601 Belém Velho (Cascatinha)
    2602 Belém Velho (João Pessoa)
    286 Belèm Velho/Cristal/UFRGS
    631 Parque dos Maias

  • Linhas com ampliação de oferta no entrepico (9h às 16h):
    250 1º de Maio
    2541 Embratel/Canudos/Cascatinha
    283 Ipanema/Cavalhada
    3442 Santa Maria/III Perimetral

  • Linhas com ampliação de oferta noturna (19h30 às 23h):
    1493 Icaraí/Menino Deus
    2701 Grutinha Vila Amapá
    289 Rincão/Oscar Pereira
    2843 Belém Velho (São Francisco)/Rincão/Betao até Azenha
    M10 Restinga Nova via Velha/5 Unid/noturna
    731 Parque dos Maias/Sertório

A prefeitura informou que os clientes que fazem o uso da linha 284 devem utilizar as linhas 289 e 2843 para atendimento no período noturno

  • Linhas com ampliação de oferta noturna (após as 23h):
    165 Cohab
    184 Juca Batista
    282 Cruzeiro do Sul
    2821 Pereira Passos
    344 Santa Maria
    3441 Santa Maria/Clemente Pereira
    347 Alameda
    397 Bonsucesso
    470 Bom Jesus/Madri

Como conferir as alterações das linhas e horários dos ônibus em Porto Alegre

As mudanças estão disponíveis no site da  Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Os usuários do transporte coletivo podem verificar a localização dos ônibus e conferir quais as linhas passam em cada ponto, em tempo real, através do app do Cartão TRI. Basta selecionar GPS para ser direcionado ao Cittamobi.

Quais linhas de ônibus em Porto Alegre ficam sem cobrador

Foi publicado na sexta-feira (14), a resolução que autoriza a operação das linhas 2533 (Renascença Alpes), Linha 2543 (Canudos/1º de Maio/ Glória), A876 (Escolar Gedeon Leite) e A876 (Alimentadora Moradas da Hipica Costa Gama). Conforme a prefeitura, com essa autorização o percentual de retirada de cobradores do transporte público chega a 21,07% do quadro, com a previsão de chegar a 25% até o fim deste ano. A medida escolhe as linhas que transportam menos passageiros por viagem.

Para viajar em ônibus sem cobrador

Os usuários do transporte público podem emitir seu Cartão TRI sem custo, mas para retirá-lo será necessário realizar uma recarga mínima de R$20,00. Ele funciona como um cartão universal na capital gaúcha, porque é aceito em todos os ônibus de Porto Alegre, no trem e nas lotações. Para fazer o seu, assim, de barbada, basta levar CPF, identidade e um comprovante de residência em três locais na capital gaúcha:

  • – Loja Unificada TRI e TEU, no Largo Visconde do Cairú, n°12 (térreo) – Centro de Porto Alegre, de segunda a sexta, das 8h às 17h, sem fechar ao meio-dia.
  • – ATP, na Av. Protásio Alves, 3885 – Petrópolis, de segunda a sexta, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia.
  • – Posto Integrado Terminal Triângulo, na Av. Assis Brasil – Terminal Triângulo, de segunda a sexta, das 8h às 17h30, sem fechar ao meio-dia.

Como recarregar os créditos para utilizar o ônibus

A compra de créditos pode ser feita pelo site (tripoa.net), no aplicativo do TRI e também nos mesmos postos de atendimento do cartão TRI onde é confecionado o cartão. O valor máximo que o cartão comporta é o equivalente a trezentas tarifas de ônibus de Porto Alegre, mas não é necessário colocar tantocrédito, já que o valor mínimo é de R$20,00.