Foto: Reprodução/@d.hamlin3
Damar Hamlin, atleta do Buffalo Bills, que sofreu uma parada cardíaca durante uma partida da 17ª semana da temporada da NFL, na noite do dia 2 de dezembro, recebeu alta do hospital ontem (9), há exata uma semana após o ocorrido. Devido ao estado grave que esteve nos últimos dias, a partir de agora, o atleta seguirá a recuperação em Buffalo, cidade onde mora, onde terá acompanhamento médico.
Durante uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, a equipe médica que cuidou de Hamlin no hospital afirmou que ele não ficará com sequelas neurológicas permanentes. Entretanto, não há confirmação se o jogador poderá voltar a praticar futebol americano, mesmo após a plena recuperação.
Após a alta hospitalar, o safety teve seu primeiro contato com as redes sociais, e agradeceu o atendimento que recebeu em Cincinnati, escrevendo: “Grato pelo cuidado incrível que recebi no Centro Médico de Cincinnati. Feliz por estar de volta em Buffalo. Os médicos e enfermeiras do Buffalo General já me fizeram sentir em casa”.
Grateful for the awesome care I received at UCMC. Happy to be back in Buffalo. The docs and nurses at Buffalo General have already made me feel at home! ???.
— ????? ?????? (@HamlinIsland) January 9, 2023
Relembre
Uma imagem chocou os amantes da NFL que assistiam à partida entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals na noite de segunda-feira (2). Após receber uma pancada no peito, o jogador Damar Hamlin, do Buffalo, desabou em campo e precisou ser reanimado. O atleta sofreu duas paradas cardíacas e foi hospitalizado, em estado grave.
A lesão aconteceu após um confronto entre Hamlin (camisa 3) e Tee Higgins (camisa 85), em um lance considerado comum no esporte. Após receber uma pancada no peito, o safety chega a levantar rapidamente, porém, após segundos de pé, desmaia abruptamente. De imediato, a equipe médica entra para ajudá-lo.
? | El jugador Damar Hamlin (24 años) de los Buffalo Bills de la NFL, acaba de sufrir un paro cardiorrespiratorio en medio de un partido, según periodistas se le aplicó CPR y fue trasladado al University of Cincinnati Medical Center. pic.twitter.com/LJYyliaOMF
— Emmanuel Rincón (@EmmaRincon) January 3, 2023
Ainda em campo, o jogador, de 24 anos, recebeu massagem cardiorespiratória por vários minutos para ser reanimado e, nas imagens, ele também aparece recebendo oxigênio, enquanto é colocado na ambulância e retirado do gramado. Segundo informações da imprensa norte-americana, ao deixar o estádio, Damar tinha pulso, mas respirava com ajuda de aparelhos. Durante o atendimento é possível ver jogadores desolados e alguns de costas para o que ocorria.
Confirmação
Por volta das 0h do dia 3 – horário de Brasília – a NFL e o Buffalo Bills informaram, através de nota, que Hamlin estava em estado crítico e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
“O jogo desta noite entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals foi suspenso depois que Damar Hamlim do Buffalo Bills desmaiou, anunciou Roger Goodell, comissário da NFL. Hamlin recebeu imediato atendimento médico no campo pela equipe médica independente e paramédicos locais. Ele foi transferido para um hospital local onde se encontra em condição crítica. Nossos pensamentos estão com Damar e o Buffalo Bills. Forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis. A NFL está em constante comunicação com os a Associação de Jogadores da NFL que estão de acordo com o adiamento do jogo” – comunicou a NFL.
— NFL (@NFL) January 3, 2023
“Damar Hamlin sofreu uma parada cardíaca após uma rebatida em nosso jogo contra o Bengals. Seu batimento cardíaco foi restaurado em campo e ele foi transferido para o UC Medical Center para mais testes e tratamento. Ele está atualmente sedado e listado em estado crítico” – afirmou a equipe.
Damar Hamlin suffered a cardiac arrest following a hit in our game versus the Bengals. His heartbeat was restored on the field and he was transferred to the UC Medical Center for further testing and treatment. He is currently sedated and listed in critical condition.
— Buffalo Bills (@BuffaloBills) January 3, 2023
Um dia depois, em entrevista a ESPN, Dorrian Glenn, tio de Hamlin, contou que o atleta teve duas paradas cardíacas. Além da que ocorreu no campo, Damar sofreu outra assim que chegou ao hospital da Universidade de Cincinnati, onde segue internado.
Ainda na terça-feira, a família de Damar Hamlin se pronunciou e, através de uma nota, agradeceu ao público pelo apoio e as orações.
“Em nome da nossa família, gostaríamos de expressar nossa gratidão sincera pelo amor e apoio demonstrados para Damar durante este tempo difícil. Estamos bastante movidos com as rezas, palavras bonitas, e doações de fãs ao redor do planeta” – diz o comunicado oficial da família.
Evolução
Na quinta-feira (5) o safety despertou da sedação e na sexta-feira (6) uma nota publicada pelo time afirmou que ele foi extubado e respirava sozinho.
“De acordo com os médicos da UCMC, o tubo respiratório de Damar foi removido durante a noite. Ele continua a progredir notavelmente em sua recuperação. Sua função neurológica permanece intacta e ele conseguiu conversar com sua família e equipe de atendimento” – diz o comunicado.
Per the physicians at UCMC, Damar’s breathing tube was removed overnight. He continues to progress remarkably in his recovery.
— Buffalo Bills (@BuffaloBills) January 6, 2023
His neurologic function remains intact and he has been able to talk to his family and care team.
Causa da parada cardíaca
Especialistas brasileiros e norte-americanos têm afirmado que a parada cardíaca sofrida pelo jogador foi possivelmente causada por commotio cordis. Ao GE, o cardiologista Mateus Teixeira afirmou que trata-se de um impacto súbito e contundente no tórax, que causa morte súbita na ausência de dano cardíaco. Neste caso há uma perturbação elétrica e, com isso, acontece a parada cardíaca, e o coração não consegue ejetar sangue para o cérebro e o corpo.