Jogador da NFL que sofreu parada cardíaca durante partida recebe alta do hospital

Foto: Reprodução/@d.hamlin3

Damar Hamlin, atleta do Buffalo Bills, que sofreu uma parada cardíaca durante uma partida da 17ª semana da temporada da NFL, na noite do dia 2 de dezembro, recebeu alta do hospital ontem (9), há exata uma semana após o ocorrido. Devido ao estado grave que esteve nos últimos dias, a partir de agora, o atleta seguirá a recuperação em Buffalo, cidade onde mora, onde terá acompanhamento médico.

Durante uma coletiva de imprensa, nesta segunda-feira, a equipe médica que cuidou de Hamlin no hospital afirmou que ele não ficará com sequelas neurológicas permanentes. Entretanto, não há confirmação se o jogador poderá voltar a praticar futebol americano, mesmo após a plena recuperação. 

Após a alta hospitalar, o safety teve seu primeiro contato com as redes sociais, e agradeceu o atendimento que recebeu em Cincinnati, escrevendo: “Grato pelo cuidado incrível que recebi no Centro Médico de Cincinnati. Feliz por estar de volta em Buffalo. Os médicos e enfermeiras do Buffalo General já me fizeram sentir em casa”. 

Relembre

Uma imagem chocou os amantes da NFL que assistiam à partida entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals na noite de segunda-feira (2). Após receber uma pancada no peito, o jogador Damar Hamlin, do Buffalo, desabou em campo e precisou ser reanimado. O atleta sofreu duas paradas cardíacas e foi hospitalizado, em estado grave.

A lesão aconteceu após um confronto entre Hamlin (camisa 3) e Tee Higgins (camisa 85), em um lance considerado comum no esporte. Após receber uma pancada no peito, o safety chega a levantar rapidamente, porém, após segundos de pé, desmaia abruptamente. De imediato, a equipe médica entra para ajudá-lo.

Ainda em campo, o jogador, de 24 anos, recebeu massagem cardiorespiratória por vários minutos para ser reanimado e, nas imagens, ele também aparece recebendo oxigênio, enquanto é colocado na ambulância e retirado do gramado. Segundo informações da imprensa norte-americana, ao deixar o estádio, Damar tinha pulso, mas respirava com ajuda de aparelhos. Durante o atendimento é possível ver jogadores desolados e alguns de costas para o que ocorria.

Confirmação

Por volta das 0h do dia 3 – horário de Brasília – a NFL e o Buffalo Bills informaram, através de nota, que Hamlin estava em estado crítico e internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

“O jogo desta noite entre Buffalo Bills e Cincinnati Bengals foi suspenso depois que Damar Hamlim do Buffalo Bills desmaiou, anunciou Roger Goodell, comissário da NFL. Hamlin recebeu imediato atendimento médico no campo pela equipe médica independente e paramédicos locais. Ele foi transferido para um hospital local onde se encontra em condição crítica. Nossos pensamentos estão com Damar e o Buffalo Bills. Forneceremos mais informações assim que estiverem disponíveis. A NFL está em constante comunicação com os a Associação de Jogadores da NFL que estão de acordo com o adiamento do jogo” – comunicou a NFL.

“Damar Hamlin sofreu uma parada cardíaca após uma rebatida em nosso jogo contra o Bengals. Seu batimento cardíaco foi restaurado em campo e ele foi transferido para o UC Medical Center para mais testes e tratamento. Ele está atualmente sedado e listado em estado crítico” – afirmou a equipe.

Um dia depois, em entrevista a ESPN, Dorrian Glenn, tio de Hamlin, contou que o atleta teve duas paradas cardíacas. Além da que ocorreu no campo, Damar sofreu outra assim que chegou ao hospital da Universidade de Cincinnati, onde segue internado.

Ainda na terça-feira, a família de Damar Hamlin se pronunciou e, através de uma nota, agradeceu ao público pelo apoio e as orações.

“Em nome da nossa família, gostaríamos de expressar nossa gratidão sincera pelo amor e apoio demonstrados para Damar durante este tempo difícil. Estamos bastante movidos com as rezas, palavras bonitas, e doações de fãs ao redor do planeta” – diz o comunicado oficial da família.

Evolução

Na quinta-feira (5) o safety despertou da sedação e na sexta-feira (6) uma nota publicada pelo time afirmou que ele foi extubado e respirava sozinho.

“De acordo com os médicos da UCMC, o tubo respiratório de Damar foi removido durante a noite. Ele continua a progredir notavelmente em sua recuperação. Sua função neurológica permanece intacta e ele conseguiu conversar com sua família e equipe de atendimento” – diz o comunicado.

Causa da parada cardíaca

Especialistas brasileiros e norte-americanos têm afirmado que a parada cardíaca sofrida pelo jogador foi possivelmente causada por commotio cordisAo GE, o cardiologista Mateus Teixeira afirmou que trata-se de um impacto súbito e contundente no tórax, que causa morte súbita na ausência de dano cardíaco. Neste caso há uma perturbação elétrica e, com isso, acontece a parada cardíaca, e o coração não consegue ejetar sangue para o cérebro e o corpo.