Foto: Divulgação/CBF
Morreu, no último domingo (8), o ídolo vascaíno Roberto Dinamite. O ex-jogador passava por um tratamento de câncer no intestino e não resistiu a uma piora no quadro. Apesar de Dinamite ter nascido no Rio de Janeiro e se tornar o maior ídolo do Vasco da Gama, o jogador colecionou grandes momentos diante do Rio Grande do Sul.
Origem do Apelido
Ainda chamado apenas de Roberto, Dinamite fez seus primeiros jogos no ano de 1971 e o primeiro gol foi diante do Inter, no Maracanã. Após a vitória por 2×0, na manchete do dia seguinte, o Jornal dos Sports, batizou o apelido de Roberto Dinamite, devido ao bonito gol contra o Colorado. Em entrevista para o UOL, o jogador explicou a história em detalhes.
“Eu fiz a minha estreia no Maracanã em um jogo entre Vasco e Internacional, no time principal, e aí surgiu o apelido Dinamite. Na época, o técnico interino me levou para a partida no Maracanã e eu entrei no segundo tempo. Peguei uma bola na intermediária, fui levando, levando, dei um corte no zagueiro e bati, um chute forte, de fora da área. Naquela época, a rede tinha um ferrinho, não era esticada como é hoje. Quando a bola entrou, ela levou a rede, carregou. E um fotógrafo tirou a foto e mostrou (para o time do Vasco). O Jornal dos Sports deu, à época, ‘o garoto dinamite explode o Maracanã’. Desse título, surgiu o Roberto Dinamite“, explicou
Fase final do Campeonato Brasileiro de 74
No ano de 74, quatro times chegaram na fase final do Brasileirão, que era definido em um quadrangular. Quem ficasse na primeira posição seria o Campeão Brasileiro do ano. Estavam, Vasco, Inter, Santos e Cruzeiro. Na última rodada todas as equipes tinham chances e Inter e Vasco se enfrentavam. O Colorado precisava de uma vitória, porém Dinamite novamente explodiu e marcou um dos gols diante do Inter no empate em 2×2. O resultado tirou o Colorado da briga e colocou o Vasco como líder do quadrangular ao lado do Cruzeiro. As duas equipes se enfrentaram em um jogo extra e o Vasco venceu por 2×1 se tornando Campeão daquele ano.
Amizade com Renato Gaúcho
Colegas de seleção brasileira nos anos 80 e de Vasco da Gama em 2008, Renato e Roberto mantiveram uma grande amizade. Após a morte de Dinamite, o treinador do Grêmio se manifestou em suas redes sociais relembrando a figura querida que era Roberto Dinamite.
“A vida nos pregou mais uma peça hoje. Roberto é do tipo de pessoa que não se esquece. Um amigo querido, um jogador fantástico e um ser humano fora de série. Meus sentimentos à família, aos torcedores do Vasco, sua grande paixão, e a todo brasileiro que ama futebol. Descanse em paz, meu amigo“, disse Renato.
Marcas diante da dupla Grenal
Dinamite é o maior artilheiro da história do Campeonato Brasileiro com 190 gols anotados. Entre as equipes que mais sofreram tentos do atacante, o Internacional aparece em 14º lugar com 11 gols sofridos. Já o Grêmio está em 20º com sete revés.
Golaço de falta em goleada sobre o Inter
Em 1981 pelo Campeonato Brasileiro, Inter e Vasco se enfrentaram no estádio Maracanã. Novamente Dinamite levou vantagem sobre o Colorado e marcou dois gols na vitória de 4×0. Um deles sendo um belíssimo gol de falta.
Eliminação do Grêmio na semifinal
O Grêmio também foi uma vítima de Dinamite nos anos 80. Na semifinal do Brasileirão de 84, Vasco e Grêmio se enfrentaram e quem vencesse iria para a final daquele ano. Diante de 110 mil pessoas no Maracanã, o Vasco não teve piedade do Tricolor e venceu por 3×0, com dois gols de Dinamite.