Foto: Reprodução
O Hospital Escola (HE) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) lançou nos últimos dias o edital de licitação para construção da sede própria. A publicação no Diário Oficial da União (DOU) foi realizada na última segunda-feira (08). Os recursos são provenientes do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal, anunciados em agosto de 2023. O cronograma da obra tem previsão de 36 meses.
As empresas interessadas em participar da licitação terão 25 dias úteis para formularem e apresentarem suas propostas. Na sequência, será aberta a licitação na modalidade pregão, forma de contratação por preço global.
As futuras instalações contemplarão: Bloco 1, com seis pavimentos e área total de 34.611,59 m², projetado para: serviço de hemodiálise, serviço de nutrição, almoxarifado, cafeteria, vestiários, necrotério, laboratórios (Clínica, Patologia e Biologia Molecular), agência transfusional, banco de leite, hotelaria/rouparia, farmácia, engenharia clínica, órteses, próteses e materiais especiais (OPME), Centro de Material Esterilizado, Centro Cirúrgico, Centro de Parto Normal, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Adulto, UTI Neonatal, UTI Pediátrica, Unidade de Internação (UI) Pediatria, UI Obstétrica; Qualidade, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, Unidade Clínica Médica, Reabilitação, Grupo de pele, Cuidados Paliativos, Psicologia Clínica, Unidade Cirúrgica, Unidade de Internação Saúde Mental, Unidade de Precaução, áreas técnicas.
Já o Bloco 2, com 11.424,99 m², dispostos em dois pavimentos, abrigarão: auditório, Endoscopia, Reabilitação, Imagenologia, Coleta Patológica, consultórios especializados, Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e Hospital-Dia (assistência intermediária entre a internação e o atendimento ambulatorial).
Segundo a superintendente do HE da UFPel, Carolina Ziebell, a ampliação dos serviços de saúde será não apenas quantitativa, mas, também, qualitativa, ofertando novos atendimentos e especialidades à comunidade. “Além disso, o Hospital tem ampliado sua atuação em pesquisa, por meio do Centro de Pesquisas e, até a conclusão da execução deste projeto, esperamos que a integração da pesquisa à assistência seja uma realidade, reafirmando, assim, nosso papel como Universidade, aplicando a Ciência para a solução dos problemas da comunidade”.
O novo HE da UFPel terá 274 leitos de internação nas áreas de clínica médica, cirúrgica, ginecologia e obstetrícia, pediatria, saúde mental e precaução, centro cirúrgico, centro de Parto Normal, UTI Adulto, UTI Neonatal e Semi-intensiva, UTI pediátrica, Agência Transfusional e Banco de Leite Humano, além de novos e modernos serviços de apoio diagnóstico.
O local conta atualmente com 172 leitos e atende a uma população de mais de um milhão de habitantes. Anualmente, o Hospital realiza mais de 300 mil procedimentos ambulatoriais e cinco mil internações, além de 150 leitos de internação domiciliar.