Foto: Divulgação/EPTC POA
Um grupo de manifestantes de 15 a 20 pessoas, portando faixas e cartazes, interrompeu o tráfego na Avenida Bento Gonçalves, localizada na zona leste de Porto Alegre, durante a manhã desta terça-feira (2).
As pessoas estão em busca de esclarecimentos sobre a morte de João Vitor Macedo, de 15 anos, ocorrido na noite da última quinta-feira (28). O jovem foi atingido por um disparo no peito no Beco dos Marianos, situado na Zona Leste.
Equipes da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Brigada Militar (BM) foram acionadas e procederam com a liberação da via. O protesto ressurge quando o sinal de trânsito na avenida fica vermelho, momento em que os manifestantes ocupam novamente a via.
De acordo com relatos da mãe do adolescente, Juliana Lopes Macedo, o filho estava acompanhado por outro jovem, quando agentes da polícia civil dispararam contra ele.
“Sim, ele correu pro Beco dos Marianos, já praticou ato infracional, se assustou com a viatura. Mas não estava armado e colocou as mãos na cabeça se rendendo. Nada justifica. E tem imagens que mostram a viatura indo atrás deles e depois dando ré com o giroflex apagado, não socorreram ele”, disse em entrevista para a Rádio Gaúcha.
O chefe da Polícia Civil, delegado Fernando Sodré, assegurou que o caso foi encaminhado à Corregedoria da Polícia Civil e está sendo investigado.