Foto: Reprodução
A Polícia Civil do Rio Grande do Sul está investigando um incidente em uma escola particular da Zona Norte de Porto Alegre, onde imagens de nudez forjadas de alunas adolescentes foram divulgadas.
O caso, envolvendo o uso de inteligência artificial (IA) para adulterar fotos e vídeos, veio à tona nesta segunda-feira (18), mobilizando tanto a Brigada Militar quanto as autoridades judiciais.
As autoridades foram alertadas por professores sobre a circulação dessas imagens dentro da instituição, levando a uma rápida intervenção policial. O caso agora está sob a tutela da 3ª Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente, que confirmou que pelo menos 11 estudantes menores de idade foram afetadas, com suspeitas de que mais vítimas possam existir.
Quatro adolescentes são considerados suspeitos de terem manipulado as imagens, com seus dispositivos móveis já apreendidos para investigação. A identidade dos envolvidos e o nome da instituição de ensino estão sendo mantidos em sigilo, em conformidade com as proteções legais às vítimas menores de idade.