Foto: Reprodução
O Comando Regional de Polícia Ostensiva Fronteira Oeste (CRPO FO) está investigando um caso em que policiais militares foram flagrados agredindo uma mulher durante uma festa de carnaval em São Borja.
Segundo o CRPO FO, uma Sindicância Policial Militar foi aberta para investigar o ocorrido, e tem um prazo de 30 dias para ser concluída. “Estamos conduzindo as investigações de acordo com as normas e legislação vigente, garantindo os princípios da ampla defesa e do contraditório. O procedimento está sendo conduzido de maneira responsável e imparcial“, afirmou em comunicado. Quanto ao status dos policiais envolvidos, não foi informado se eles continuam em atividade nas ruas, foram designados para funções administrativas ou estão afastados durante a investigação.
Se a sindicância confirmar excessos por parte dos policiais, as punições podem variar desde advertências até o afastamento permanente da corporação.
Imagens mostram três PMs se aproximando da mulher, enquanto um quarto policial conduz outra pessoa, que estava com ela, para longe do local. A mulher agarra uma policial pelos cabelos e, em resposta, é atingida com golpes de cassetete. Posteriormente, é imobilizada no chão por uma das policiais, enquanto outra continua a agredi-la.
De acordo com a Polícia Civil, o caso ocorreu na Avenida Presidente Vargas, no Centro da cidade, depois que um homem, aparentemente acompanhado da mulher agredida, provocou os policiais, que estavam tentando liberar o trânsito após o evento de carnaval.
A confusão teria começado quando a mulher jogou um copo de cerveja nos PMs, após eles abordarem o homem. A mulher foi levada à delegacia, ouvida e liberada, mas enfrentará acusações de lesão corporal, resistência e desacato. Os policiais também registraram ter sofrido ferimentos leves, como arranhões.