Foto: Agência Brasil
No noroeste gaúcho, Tenente Portela enfrenta um desafio preocupante: é o município com mais casos confirmados de dengue no Estado. Com 875 diagnósticos e uma morte, a cidade está mobilizando esforços para conter a propagação da doença. Uma das ações imediatas foi a distribuição de repelentes, iniciada nesta quinta-feira (8), conforme a Secretaria Estadual de Saúde.
Ao GZH, o prefeito Rosemar Sala (PSDB) afirmou que a obtenção em grande quantidade de repelentes tem sido uma dificuldade. Por enquanto, 400 unidades serão destinadas aos funcionários públicos envolvidos na força-tarefa contra a dengue. Porém, a busca por mais unidades está em andamento para atender toda a população.
O Bairrista mais perto de ti, vivente!
Ouça o Notícias na Hora do Mate, o podcast do Bairrista: Clique aqui!
Além disso, um decreto de emergência em saúde pública será emitido em breve. Outra ação é que, na próxima semana, está prevista a aplicação de fumacê para combater o mosquito.
Nos primeiros meses de 2024, o Rio Grande do Sul já registrou 2.915 casos confirmados de dengue, sendo a maioria deles autóctones, ou seja, contraídos localmente, e duas mortes. Houve também casos importados, de residentes gaúchos infectados em outras regiões.